domingo, 29 de janeiro de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 05: Que venha 1980!

Continuando com a Jornada Atari 2600 e mais uma edição, estamos entrando na década de 1980. A década do futuro e do cyberpunk, além das melhores bandas de pop na história trouxe avanços incríveis para os videogames, e nesta postagem vamos explorar um pouco sobre o que este importante capítulo na história trouxe ao console da Atari.

Indo para o ano de 1980, o primeiro nome me saltou aos olhos: 3D Tic-Tac-Joe. Seria um jogo em 3D no Atari 2600? Fiquei curioso na hora, e fui jogar... E foi a maior decepção. Ainda não entendi do que se trata. Tem uns planos vetoriais paralelos e é preciso combinar X e O nos quadrados, mas eu sinceramente não entendi o objetivo. E indo mais além na franqueza, eu não tive paciência de ir atrás neste aqui. Bom, seguindo em frente...

Cuidado para não estatelar o bonequinho
Circus Atari foi uma deliciosa surpresa desta lista. É um pouco complicado de explicar mas vou tentar: imagine Breakout, porém no lugar da barra, você tem uma espécie de gangorra com um bonequinho em cima. Na hora em que você começa o jogo, outro bonequinho pula para o meio da tela e você deve guiar a gangorra para evitar que ele caia de cara no chão. Se você conseguir acertar, ele faz a gangorra funcionar, jogando o outro bonequinho para o alto. Com o botão de ação você pode mudar a direção da gangorra e deve evitar que o bonequinho caia no chão. Há algumas variações e posso dizer que me diverti muito jogando este, e tive de me forçar a para para poder continuar. É muito bacana como alguns jogos do Atari cativam de imediato. Excelente jogo!

Dodge 'Em é uma espécie de Pac-man mas com carrinhos, muito divertido também. Golf é bastante bugado e burocrático, não entretém muito. Othello me pareceu competente, mas eu não sei jogar Othelo, então não em detive aqui. Fica um projeto para o futuro aprender a jogar Othelo!

Disputas acirradas no melhor jogo de futebol da plataforma


Pelé's Soccer é um futebol de campo 3 contra 3 mais um goleiro de cada lado. O controle é intuitivo e o jogo é super simpático. Mais um bom jogo de esportes para Atari, é divertido e tem até um placar animado a cada gol marcado. Provavelmente o melhor futiba da plataforma. Não vou me estender muito sobre Space Invaders, que é um excelente port do original de Arcade, com vários modos de jogo no Atari 2600, coisa fina, recomendadíssimo.








Video Pinball é ótimo

Stepple Chase é um jogo de corrida de cavalos. Não joguei porque não gosto da ideia desta prática. Video Checkers é o famoso jogo de damas, competente em sua proposta, mas só recomendável se você não tiver acesso ao tabuleiro ou alguém para jogar junto. Video Pinball é exatamente o que o nome diz: pinball pra Atari, e é divertido. A física do jogo é até que boa, diverte bem. Nessa semana pude jogar ótimos jogos de Atari 2600, a empreitada está divertida. Vou ficando por aqui, e logo mais continuaremos com a Jornada. O Atari 2600 vem superando minhas expectativas.

Destaques: Circus Atari, Dodge 'Em, Pelé's Soccer, Space Invaders, Video Pinball.
Piores momentos: 3D Tic-Tac-Joe, Golf, Stepple Chase.







Nenhum comentário:

Postar um comentário