quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 00: Que comece 2017!

 O Início da Jornada

Após alguns dias sem postar por aqui, volto novamente a estes escritos, buscando colocar em prática algumas ideias que vinham amadurecendo e agora com o ânimo psicológico do início de um novo ano, resolvi começar uma nova série no blog. Não é segredo que sou um admirador incondicional do trabalho que por anos foi feito no site Gagá Games (e também ainda espero por uma volta do site com seus excelentes textos) e uma das partes mais legais da página era a seção das Cruzadas. Os redatores se propunham a jogar todos os títulos de sistemas clássicos, entre os quais destaco em qualidade as cruzadas sobre Jaguar e Master System - que até virou livro. Há tempos eu quis fazer minha própria "cruzada" mas algo sempre me impediu. 

Primeiro, foi minha dificuldade em gerir tempo e foco para manter quaisquer atividades prolongada fora do meu trabalho. Isto foi resolvido porque agora consigo dividir meu foco e dosar melhor minhas energias, tanto é que há 3 meses venho zerando jogos mais longos, coisa que não fazia há muitos anos e ainda lendo livros de ponta a ponta - até aqui, dois em um mês e meio (Carrie e Salem's Lot de Stephen King) - e com vários outros engatilhados para começar. O que isto teria a ver com os textos? Minha capacidade em focar uma tarefa elaborada e prolongada até o final. Em segundo lugar a qualidade. Eu não era acostumado a postar em um blog, e depois de um 2016 no qual o blog finalmente apresentou um material mais extenso, sinto que posso escrever minha própria cruzada gamer do meu próprio jeito, sem parecer outra pessoa escrevendo e sem perder qualidade. Isto me leva à terceira parte que me permite iniciar minha cruzada: ao escrever sobre os jogos de Atari 2600, Sega SG-1000, Arcade, Master System, NES e Apple ][, meu interesse sobre os consoles retrô aumentou, aprofundando meu interesse no tema. Desta forma, optei por chamar minha cruzada de Jornada, termo que em minha opinião reflete melhor meus gostos pessoais ao abordar uma plataforma inteira. 

Como pretendo fazer:

Nesta empreitada, pretendo publicar uma série de textos com uma breve análise de cada jogo do Atari 2600. Vou buscar seguir a cronologicamente ordem de lançamento na América do Norte, jogando desde os primeiros títulos de Atari 2600 até os mais modernos. Para tanto, eu pretendo me utilizar do PS2 (com o Atari Anthology e o Activision Anthology), o site Virtual Atari e os emuladores para PC e Android. Acredito que assim poderei cobrir todos os jogos desta plataforma. Para controle usarei o Dual Shock 2 de PS2 e o teclado, dependendo do formato em que jogar. Talvez eu venha a comprar o controle réplica USB do Atari 2600 para uma experiência mais realista, mas por enquanto eu vou usar o que já tenho em casa. Vou levar em conta a seguinte lista de jogos do Atari 2600. Durante a jogatina pretendo colocar alguns álbuns de bandas clássicas quando a jogatina for mais prolongada. Pretendo jogar de uma forma fiel à época em que os jogos foram lançados, então pretendo separar com calma os jogos de cada mês junto com seus manuais, para criar o clima correto e aproveitar ao máximo estes jogos. Minha previsão de publicação desta nova coluna é mensal, podendo ser que eu me adiante em algumas ocasiões. Vamos ver onde esta empreitada vai dar.

Impacto Histórico do Atari 2600

O Atari 2600 não foi o primeiro sistema caseiro de videogames, porém é lembrado como o primeiro console a fazer sucesso a nível mundial. Ele possui uma série de ports de arcade, além de clássicos exclusivos da Activision. Há porém, uma falta de controle de qualidade dos jogos da plataforma, levando ao Crash de 1983. Mesmo com este problema grave, foi um console que ajudou a definir os padrões do que esperamos de um console de mesa até hoje. Seus gráficos e sons são básicos ao extremo, porém seus jogos são famosos pela diversão descompromissada. No início dos anos 1980 Atari era sinônimo de videogame.



Expectativas para o Blog  

Este ano espero que possa publicar aqui tanto quanto em 2016. Pretendo levar a cabo esta Jornada Atari 2600, além de publicar mais análises de jogos de Arcade dos anos 1980 seguindo cronologicamente até a era 8-Bits. Pretendo chegar até os jogos de Master System e NES, além de começar uma nova coluna (ainda não decidi sobre o que) se possível for. Que comece 2017 e seja tão bom quanto 2016! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário