
Provavelmente em 1984 não existia jogo mais bonito visualmente que Punch-Out. A ação ocorre de um ponto de vista por trás do nosso boxeador, porém ele é representado de forma transparente em framewire. Pessoalmente achei muito interessante esta opção, porque permite ver claramente a movimentação do oponente, ao mesmo tempo em que é possível claramente ver os movimentos de nosso lutador. Os sprites dos personagens são enormes, a movimentação e a ação são extremamente fluidas e ágeis, e muita coisa acontece na tela ao mesmo tempo. Os personagens são cheios de detalhes e parecem ser parte de um desenho animado. Todos eles são caricatos e carismáticos, e a plateia também é representada de uma forma super detalhada, com flashes de máquinas fotográficas a todo momento, tendo até algumas participações especiais - que hoje em dia o pessoal gosta de chamar de "easter eggs".

Os controles são extremamente simples, mas efetivos. Com o joystick é possível se esquivar para os lados, subir ou abaixar as luvas, permitindo escolher onde defender. Em conjunto com os dois botões de soco (um para cada punho) é possível determinar também onde atacar. Parece um pouco confuso, mas é muito fácil de aprender, e esse esquema de controles permite atacar e defender com estratégia, explorando os pontos fracos que cada adversário apresenta. Há também um botão para um super ataque.
Punch-Out! é um jogo ágil e extremamente divertido. É fácil aprender a jogar, mas difícil de dominar, e os oponentes mais avançados dão bastante trabalho para vencer. Mais do que um jogo de luta, é meio que um puzzle, no qual é preciso aprender as fraquezas de cada adversário para avançar. É um jogo desafiador e gratificante, um clássico. Em minha opinião o jogo mais impressionante da primeira metade da década de 1980 - pelo menos entre os que joguei até aqui. Jogue hoje mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário