terça-feira, 20 de junho de 2017

Análise 63: Super Pac-man [Arcade]



Depois de vários shooters analisados por aqui no Old Magus' Pub, volto a abordar, em um breve e curto texto, o estilo de ação clássica em labirintos de Pac-man. Lançado em 1982 para os fliperamas, Super Pac-man, diferente de Ms. Pac-man, está mais para uma sequência do clássico Pac-man do que uma versão aperfeiçoada do jogo, como foi o caso da versão feminina do come-come. Aqui, continuamos apresentados a um já consagrado estilo de jogo baseado em labirintos com ação e um forte gosto arcade, mas com algumas mudanças muito interessantes. 


Apesar das diferenças com os outros dois jogos clássicos de Pac-man e Ms. Pac-man, Super Pac-man é leal às suas origens sendo um jogo de ação estilo labirinto com visão aérea no qual devemos a princípio evitar os fantasmas do cenário, coletando objetos no cenário. A primeira mudança que salta aos olhos é o fato de que coletamos frutas ao invés das já clássicas cápsulas. Contudo, a coisa fica mais complexa com caminhos fechados pelo cenário, sendo abertos apenas com chaves espalhadas pelo labirinto. Ao pegá-las, outros caminhos são abertos e assim é possível acessar o resto do labirinto. Tudo isso com os mesmos e já clássicos fantasmas no encalço do jogador. As habituais pílulas de invencibilidade continuam presentes, permitindo comer os fantasmas. Além dessas, outras cápsulas criam o Super Pac-man do título: a bolota fica enorme na tela e momentaneamente imune aos fantasmas, mesmo sem poder comê-los sem a pastilha de invencibilidade.  Essas nuances geram muitas situações complexas que exigem um raciocínio rápido e estratégico para cada situação. Como resultado, as partidas ficaram mais imprevisíveis, mantendo aquele controle clássico do Pac-man.





Visualmente e sonoramente falando, não houve um grande salto em relação ao original de arcade. A diversão foi mantida intacta, a fórmula consagrada de Pac-man envelheceu muito bem e o jogo é até mais envolvente que o original, tão bom quanto Ms. Pac-man. Todo o feeling arcade desses jogos está presente em Super Pac-man, e isto significa diversão pura e autêntica. Termino esta curta análise - de qualquer forma não seria de bom tom fazer um texto grande sobre um jogo de Pac-man - isto aqui é Pac-man, afinal de contas, e isso quer dizer clássico, um símbolo dos videogames. Excelente jogo e recomendável a todos! 


 

2 comentários:

  1. Pac Man é a receita de bolo que nunca estraga kkkkkkkk Eu acabei de ler um livro de 1983 que se pergunta, pergunta ao leitor se Pac Man vai sobreviver ao tempo ou vau cair no esquecimento! Kkkkkkk se o autor soubesse kkkkkk Mas eu sou mais chato e ainda prefiro o original, o de arcade, que no meu caso é o MAME. ^_^ Mas todos os 3 tipos citados eu gosto muito!
    Falou Lucas!

    ResponderExcluir
  2. Está certíssimo, nobre Ulisses! É uma receita que não envelhece, igual aquele arroz e feijão caseiro simples porém excelente... O meu preferido é o Ms. Pac-man, mas são todos realmente clássicos. Acredita que apenas há 1 ano e pouco aprendi a mexer no MAME? Cara, MAME é vida... rsrs. Grande abraço Ulisses!

    ResponderExcluir