sábado, 7 de maio de 2016

Virtual Atari: Jogue todos os jogos de Atari 2600 em seu navegador

H.E.R.O.: um dos grandes clássicos da época
O Atari 2600 é o console que popularizou o uso de cartuchos em um sistema de videogame, aprimorando a tecnologia usada ainda em 1976 em um console chamado Fairchild Channel F. Lançado em 1977 nos EUA, e somente em 1983 no Brasil, o Atari 2600 adquiriu grande popularidade com jogos até então inéditos na época e seu controle que simulava uma alavanca de fliperama. Embora tenha tido um declínio tenebroso em 1983 com títulos igualmente obtusos como um port terrível de Pac-man e o famoso jogo do E.T., o Atari 2600 brilhou forte durante seu auge, iniciando toda a indústria de jogos como conhecemos hoje, sendo lar para jogos inesquecíveis - principalmente os clássicos feitos pela Activision.


Há tempos estou atrás de um Atari 2600. Especificamente aquele modelo clássico com o acabamento em madeira, que há décadas já não é mais fabricado. Até o momento não pude comprá-lo porque os preços praticados por aqui em terras tupiniquins são exorbitantes e em minha opinião não refletem o valor do console, ainda mais considerando que em geral os aparelhos não vêm em um bom estado de conservação.
Sempre achei este acabamento de madeira sensacional... Foto: cortesia do google :)

Resmungos à parte, tenho suprido minha vontade de conhecer os clássicos da época por meio das coleções Atari Anthology e Activision Anthology do PS2, além dos emuladores. Esta última alternativa me surpreendeu negativamente por ser bastante primitiva e com muitos erros na velocidade dos jogos. Esta dificuldade que tive em rodar jogos de Atari em um notebook atual me levou a conhecer o site do qual falo nesta postagem, o Virtual Atari.

Esta iniciativa, segundo os criadores do site, é um trabalho feito de fã para fã, sendo um registro notável da primeira era de ouro dos jogos eletrônicos. Todos os jogos de Atari 2600 estão disponíveis com suas respectivas capas, e o acesso a eles é extremamente simples, ágil e intuitivo. A interface é eficiente, com direito a ícones que imitam as antigas chaves do Atari 2600, com funções de reset e ajuste do nível de dificuldade, além de opções para imagens coloridas ou em preto e branco.

A interface dos jogos é organizada de forma alfabética e exibida por meio de fotos das capas originais.

Jogando Snoopy and the Red Baron pelo Virtual Atari
Os controles são pelo teclado e funcionaram surpreendentemente bem. Muitos dos jogos do Atari 2600 são simples de começar a jogar e difíceis de parar, então várias vezes me esqueci de que estava jogando em um teclado. Creio que por meio de um programa mapeador de teclas seja possível configurar um controle USB, porém não cheguei a fazer esta tentativa. Caso eu consiga fazer isto, atualizarei este post. Para quem não viveu os anos 1980 este site é valioso por conter revelações incríveis em relação aos videogames, além de diversão pura e simples. É nada menos do que um Atari 2600 virtual e com acesso a todos os jogos lançados, então o site já é incrível por definição. 




Por isso acredito que este site tem um valor incalculável, pois muito mais do que o valor dos jogos, o valor da diversão está aqui e isto não pode ser calculado em números. Isto é a História dos videogames, curada, organizada e disponibilizada para quem quiser conhecer e se divertir. É a chance daquela criança interna em cada um dos mais velhinhos curtir esses jogos tão divertidos. E também para os mais novos conhecerem o que perderam e de onde vieram inspirações para nossos jogos favoritos de hoje. Acima de tudo, a possibilidade de se divertir de forma descompromissada. O link para esta maravilha histórica pode ser acessado aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário