terça-feira, 17 de maio de 2016

Análise 06 - Space Invaders [Arcade]



Gabinete de Space Invaders
Lançado pela primeira vez para fliperamas em 1978, a criação de Tomohiro Nishikado é um jogo de tiro que iniciaria o gênero conhecido hoje em dia como shoot'em up. Foi um fenômeno cultural no mundo todo e até hoje é visto como um dos símbolos do que é um videogame. Pode-se dizer que os sprites dos invasores espaciais são quase tão famosos e marcantes como Pac-man, sendo instantaneamente reconhecidos por qualquer um que seja remotamente interessado em jogos eletrônicos.

O jogo se passa em uma tela única, na qual controlamos um canhão que deve ser manobrado horizontalmente, atirando nos alienígenas. Cada alien destruído dá um número variável de pontos ao jogador, e eventualmente algum OVNI passa pelo topo da tela. Eles são rápidos, estão lá no alto e são muito difíceis de atingir. Portanto, ouvir aquele som clássico das naves misteriosas sendo destruídas é muito satisfatório. 


Os pixels de Space Invaders são facilmente reconhecidos em qualquer lugar.
Inclusive nos emojis do WhatsApp.
Os gráficos são baseados em pixels extremamente simples, mas que de certo modo, ou por seu charme, ou pelo legado que este título trouxe, são daqueles pixels reconhecidos instantaneamente e de longe, mesmo por jogadores que não vivenciaram seu lançamento. Os sons são muito simples e a aproximação dos invasores soa como aquele som grave do filme jaws, aumentando de ritmo conforme os aliens são destruídos. Os invasores do espaço aumentam de velocidade conforme são abatidos, gerando um aumento na dificuldade conforme a partida progride. O aumento de velocidade em conjunto com o áudio contribuem para gerar tensão no jogador, exigindo sangue frio do jogador.

Sistema de pontuações do jogo
O legado deste jogo pode ser ilustrado de muitas formas. Lendas de game design como Shigeru Miyamoto e Hideo Kojima já expressaram antes sua admiração por Space Invaders, sendo o jogo que inspirou essas pessoas a criarem suas obras (que ajudaram a moldar e definir toda uma indústria de jogos). Porém, o fato mais importante é que o fliperama de Space Invaders causou tanto impacto que fez com que as máquinas de fliperama/arcade deixassem de ficar apenas em locais obscuros como bares e pubs para atingir um maior público em restaurantes e outros espaços mais "familia". Foi também responsável por salvar a indústria de videogames de seu primeiro crash em 1977, quando o mercado estava saturado de clones do pioneiríssimo Pong. Não preciso também me prolongar quanto ao fato de que Space Invaders recebeu adaptações e sequências para provavelmente todos os consoles já lançados.
 
Mas no fim das contas, essse jogo é divertido ou tem "apenas" importância histórica? Bom, para escrever este texto eu joguei a versão arcade pelo MAME no PC usando um controle USB. E sem dúvidas eu me diverti muito no processo, mesmo que tenha sido feito em jogatinas curtas. O jogo é extremamente divertido, fácil de começar a jogar e difícil de largar. Space Invaders sofre da síndrome de "só mais uma fase" que só os melhores jogos apresentam.  Se quiser entrar mesmo no clima do jogo, recomendo jogar ouvindo o primeiro álbum do Van Halen, ainda da época do David Lee Roth. Ou algum outro grande músico ou banda da época, para entrar no clima de vez, como eu sempre recomendo fazer com esses jogos muito antigos. Space Invaders é um jogo excelente e absurdamente divertido, simplesmente não envelhece. Os invasores do espaço sem dúvida vieram para ficar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário