sábado, 28 de maio de 2016

Análise 07 - Sindbad Mystery [Sega SG1000]

Este post é especial neste blog pois marca a primeira publicação feita especificamente para analisar um jogo de consoles da Sega. Lançado em 1983 para o Sega-SG1000, o jogo Sindbad Mystery é desconhecido de muitos, pois não envolveu um mascote famoso nem tampouco produziu inúmeras sequências como outros jogos da Sega. Trata-se de um título humilde, um clone de Pac-man com suas características próprias, para uma plataforma raramente lembrada. O SG-1000 é o primeiro console de mesa da Sega, sendo contemporâneo do Atari 2600 e do Intellivision. Embora não tenha sido tão popular, seus jogos tinham avanços gráficos únicos para sua época, e em geral os jogos de Atari que recebiam versões para o SEGA-SG1000 apresentavam-se superiores no console da Sega.




Mesmo sendo mais um entre vários clones de Pac-man, Sindbad Mystery consegue se destacar com seus gráficos interessantes e jogabilidade intuitiva. O objetivo do jogador é fugir de espectros e coletar pontos de interrogação pelos cenários, e a cada ponto coletado, um mapa vai sendo revelado na tela. Após completar o mapa, Sindbad precisa sair da fase coletando um artefato maior, porém precisa fazer isto enquanto foge de uma caveira gigante, que persegue o personagem de modo implacável. Algumas coisas se destacam nos labirintos que Sindbad explora, sendo digno de nota o uso de pedras para esmagar os inimigos. 
Um grande ponto forte do visual são os níveis de profundidade, muito bonitos para a época e semelhantes aos famosos quadros de Escher, que apresentavam uma perspectiva tridimensional em imagens bidimensionais. Bom, eu pelo menos achei que o método de perspectiva lembra essas obras, que o leitor pode conferir abaixo. Isso traz um nível de profundidade ausente no próprio Pac-man original e outros clones, exigindo mais estratégia na movimentação do que reflexos do jogador. A estética do jogo apresenta cenários inspirados em arquitetura arábica e hindu, gerando um bonito contraste com os cenários. 


Os efeitos sonoros são típicos da época e muito simples e a música do jogo é bastante fraca e fica irritante muito rapidamente. Por isso, recomendo trazer seu álbum favorito para a jogatina.
E no final das contas, o jogo é bom? Comparado com Pac-man, Sindbad Mystery fica bem atrás. Não chega a ser tão divertido e envolvente quanto seu inspirador. Mesmo assim, o jogo diverte e é um bom desafio. Isto aliado ao estilo visual único e premissa que nunca envelhece, faz deste um jogo que vale a pena conhecer e jogar. Embora tenha jogado pelo emulador Kega Fusion, fiquei extremamente agradado com a experiência de conhecer um dos jogos do primeiríssimo console da Sega, o notável SG1000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário