quarta-feira, 5 de julho de 2017

Outras Estórias

Desde que passei a organizar os conteúdos do blog em colunas - Análises, Retrospectivas e Jornada Atari 2600 -, tenho mantido uma categoria à parte no lado direito da página sob a alcunha de "Outras Estórias". Como é possível depreender da nomenclatura, são textos sem uma categoria específica, escritos sem uma programação, mas sim apenas porque decidi escrevê-los. Não que as outras colunas não tenham espontaneidade na escrita - sinto enorme prazer em escrevê-las - mas elas fazem parte de uma visão que tive do que eu gostaria que o blog se tornasse. As Outras Estórias estão fora do previsto. São postagens baseadas em pensamentos e experiências em retro gaming que estão fora do escopo inicial das colunas do blog, portanto elas trazem um quê de inesperado às publicações do Old Magus' Pub. Sim, estou ciente de que os empregadores do termo estória são por vezes considerados uma minoria arcaísta. Porém, sou um fã confesso da obra de Guimarães Rosa e suas estórias, que são comumente definidas como "narrativas de cunho popular e tradicional". Ora, não consigo pensar em coisas tão definidoras do conceito de cultura quanto aqueles "causos", aqueles contos e estórias que desde a infância ouvimos entre familiares e amigos e nestes meios reproduzimos. Quantas anedotas e causos gamers não compartilhamos entre amigos na juventude? Não faria mais sentido chamarmos tais contos de estórias do que histórias? Então, como aqui temos já um número razoável de anedotas e estórias fora do contexto das colunas, decidi por bem criar aqui no blog uma nova-velha coluna: Outras Estórias.

Por que os jogos antigos ainda são relevantes?
Virtual Atari: Jogue todos os jogos de Atari 2600 em seu navegador
A Evolução dos Jogos: Sidescrolling 2D
Back to the Nineties 01: Reencontro com o Início
Pixel Dungeon: Minha porta de entrada para os RPGs Rogue-like
Knights of Pen and Paper: Uma Ode aos RPGs
100 Idas ao Pub
Por Que Precisamos Viajar Mais Vezes?
Sega Forever
Tirando a Poeira
NostalDia das Crianças (2017)
A Indecisão ao Escolher o que Jogar... E Sobre como Resolver
O que ando fazendo...
Monument Valley (Android)




2 comentários:

  1. Sei bem como é isso Lucas. As vezes a gente escreve mas não tem uma forma direta de catalogar os posts, eles não se encaixam em nada do que era previsto para o blog no começo. ^_^ Uns chamam de off topic mas no seu caso off topic seria exagero já que mesmo sendo textos paralelos, eles ainda são sobre videogame. Que venha mais Outras Estórias!

    ResponderExcluir
  2. Pois é caro Ulisses, é parte do prazer de escrever... Alguns imprevistos nos conduzem por veredas inesperadas. Grande abraço!

    ResponderExcluir