domingo, 9 de julho de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 28: Termina a Década de 1980

Começando mais uma edição da Jornada Atari 2600, chegamos ao ano de 1989 com os lançamentos deste console clássico. Chega a ser impressionante a longevidade do Atari 2600... Em 1989, pleno ano de lançamento do Mega Drive (Genesis nos EUA) um console lançado em 1977 (e no Brasil em 83) receber novos títulos é algo surpreendente de fato.

Começamos com o pé esquerdo com BMX Airmaster, jogo de bicicletas BMX, mas muito sem graça... Não consegui jogar muito. Eu queria mesmo era jogar o ultra famoso Double Dragon, que eu ainda não cheguei a jogar até hoje. Não demorou para eu concluir que minha primeira vez com Double Dragon não me caiu bem... Os controles são travados e o personagem apanhou muito. Eu dei uma insistida, mas tanto game over ficou cansativo. Fica minha expectativa de jogar o original, porque o de Atari não foi nada legal... Passei brevemente por Night Stalker, que lembra muito Pac-man, mas sem pastilhas a coletar, com a possibilidade de atirar em inimigos. A movimentação não é muito boa e eu sinceramente não gostei deste jogo. Passei um tempo a mais com outro clássico de arcade trazido ao Atari: Rampage é uma versão super capada do original, me parece que forçaram a barra ao tentar fazer esse jogo rodar no Atari. Ficou feio e totalmente bugado, nada divertido, diferente do original que é ótimo. Esses primeiros jogos da edição mostram que nem tudo era flores para o longevo videogame. Apesar de lançamentos fora de sua época, a qualidade começou a sofrer um pouco mais.

Seguindo com a lista, Double Dunk é um jogo de basquete 2 contra 2, que tem controles terríveis... Incrivelmente o Basketball, que joguei lá no início da Jornada, é bem superior. E olha que Basketball saiu em 1978. Resumindo, DD é frustrante, não recomendado. Chegou depois a vez de Ikari Warriors, que já citei em outras edições para explicar o funcionamento de alguns jogos de tiro do Atari, e eis que chegou o momento de conhecer a versão desse título para o 2600. E foi com curiosidade e uma certa empolgação que fui conhecer este famoso jogo. Assim como o original, é um jogo de tiro aéreo no qual controlamos um personagem estilo Rambo, podendo atirar apenas um tiro por vez, podendo eventualmente usar um tanque de guerra. O jogo diverte, mas tem uma movimentação lenta e é absurdamente difícil. Realmente, Ikari Warriors parece demais para o Atari 2600, e a diversão fica bem comprometida com os problemas de performance.


Passei então para Off the Wall, que é um interessante clone de Breakout, mas é bem difícil devido à velocidade excessiva da bolinha. Mesmo assim, vale a pena conferir. Radar Lock é um shooter bastante parecido com o jogo Solaris de 1986 também para Atari. Bons controles, mas que para ser completamente apreciado precisa de dois controles para ser jogado adequadamente, pois ele precisa de um botão a mais para usar armar secundárias. No emulador não é um problema, mas as questões com o jogo não param aqui: a monotonia do cenário inibe a diversão e enjoa muito rápido.

Road Runner é interessante: controlamos o papa-léguas com o objetivo de fugir do coiote. Os controles funcionam bem e o visual é excelente. Eu perdi várias vezes de propósito para testemunhar o coiote finalmente capturando o papa-léguas. Só isso já vale o jogo.

Jogo feito para quem sempre quis ver o coiote pegar o papa-léguas

E quando eu achava que pouca coisa se salvava no Atari 2600 neste ano de 1989, fui surpreendido no final da lista da edição por Secret Quest. É a grande surpresa da edição e uma das grandes surpresas da Jornada Atari 2600 desde o seu início, sendo facilmente um dos melhores jogos de Atari que eu pude jogar. Este título é simplesmente uma espécie de resposta do Atari 2600 a Legend of Zelda do NES. E para minha total surpresa, o jogo funciona maravilhosamente bem no Atari. Aqui controlamos uma espécie de astronauta por estações espaciais, devendo enfrentar inimigos alienígenas com algo parecido com um sabre de luz em cenários labirínticos, tomando o cuidado de administrar bem a energia e o oxigênio, sendo que cada setor deve ser destruído e ao final fugimos do local antes que o tempo acabe, no melhor estilo Metroid. Tem até uma (simples) trilha sonora no jogo. Eu me surpreendi várias vezes com o Atari 2600 como vocês devem ter percebido em outras edições, mas Secret Quest conseguiu me surpreender mais ainda, e justamente em um momento que os jogos do 2600 vinham ficando mais mornos. Bem no ano de lançamento do Mega Drive/Genesis nos EUA, o Atari 2600 simplesmente mostrou que poderia rodar algo que lembrasse Zelda guardadas as proporções. Excelente jogo que pretendo futuramente jogar com a calma que ele merece...  

Sim, você já viu cena parecida em algum lugar...

E assim, depois de vários momentos sem diversão e com uma grande surpresa no final, cobrimos todos os jogos de Atari 2600 de 1989, fechando a década de 1980 depois de muitas edições. É o fim dos anos 80 para o Atari, mas a Jornada continua. Na próxima edição vamos ver sobre os jogos lançados após 1990 para este console, que simplesmente não pára.

Destaque: Secret Quest.
Piores momentos: BMX Air Master, Double Dragon, Rampage, Double Dunk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário