terça-feira, 11 de abril de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 15: Terminando 1982

Nesta edição enfim terminaremos com os jogos lançados em 1982 para o Atari 2600. O volume de jogos lançados nesse ano impressiona pela quantidade, mas nem tanto pela consistência em qualidade. E mesmo assim alguns dos melhores jogos do Atari saíram neste ano, sendo inesquecíveis e clássicos até hoje. Então, sem maiores delongas, vamos ver um pouco mais do que saiu para o Atari em 1982.


Tapeworm é basicamente aquele jogo famoso da "cobrinha" que tinha naqueles mini games de feira de 352.000 jogos em um, ou nos celulares tijolões da Nokia, lembram? Pois bem. A cobrinha vai pegando partes pelo caminho e crescendo, mas neste jogo tem inimigos! Sim, além de sobreviver, é preciso evitar inimigos. Eles são absurdamente rápidos e com frequência não dá para evitar colidir com eles, somando a isso a baixa velocidade da cobrinha, o jogo fica frustrante rápido demais. Tax Avoiders lembra Elevator Action, mas é absurdamente chato. Em Towering Inferno controlamos um bombeiro que deve escapar de um prédio em chamas. É um jogo bastante bugado e frustrante por isso, não recomendo. Turmoil é um shooter diferentão: aqui controlamos uma nave no meio da tela, devendo atirar em ondas de inimigos dos dois lados, em corredores. Não tem muita graça, vale mais pela originalidade. 






Seguindo com a lista, cheguei a Venture, que tem umas ideias interessantes, com o personagem navegando por um mundo maior e entrando em salas menores atirando em inimigos. O problema é que aqui o personagem também se move com a graça e agilidade de uma placa tectônica, tirando todos a diversão que poderia haver.  Uma pena. Wabbit é uma grande porcaria! Você controla uma menina que precisa atirar em coelhos antes que peguem todas as cenouras do cenário. Que absurdo de ideia, não à toa os videogames tiveram uma crise feia nessa época. Wizard of Wor é uma mistura de Pac-man com Berzerk que até surpreendeu positivamente. Uma pena que enjoa rápido.











Seguindo em frente... Word Zapper é um shooter no qual atiramos em letras.. zzZzZZzZZzZZzz... Worm War I é um shooter vertical no qual atiramos em minhocas (!!!) em um cenário que lembra um arco-íris... que horror. Zaxxon é o grande nome desta edição, o clássico dos  fliperamas da Sega em uma versão para o Atari 2600. Logo ao começar, uma importante diferença: ao invés do visual isométrico, jogamos com uma visão por trás da nave. A versão de Atari até que faz bonito considerando o hardware, mas muito do que fazia o original de arcade divertido foi perdido. O jogo ficou lento e apesar de estar mais fácil se manter vivo nesta versão, ficou mais difícil acertar a altura da nave para acertar tiros em satélites no cenário. No geral me decepcionou um pouco, apesar de ter sido o melhor momento desta edição.

A transição para o Atari não foi muito gentil com Zaxxon

Assim terminamos finalmente com todos os jogos de Atari 2600 lançados em 1982, que podiam até dar uma Jornada inteira  por si próprios. O ano de 1983 também tem muitos jogos lançados para o Atari 2600. Vamos ver o que as próximas edições reservam para nossas jogatinas enquanto conhecemos cada vez  mais o universo do Atari 2600.

Destaques: Zaxxon.
Piores momentos: Wabbit, Word Zapper, Towering Inferno, Tax Avoiders.


Nenhum comentário:

Postar um comentário