As
análises deste blog continuam seguindo uma ordem mais ou menos
lógica, e aparentemente estamos no meio de um segundo especial informal de
shooters: é a quarta análise de shoot'em-up seguida que escrevo.
Creio que agora tenha material para fazer alguns especiais
formalmente, mas isto fica mais para o futuro. Hoje falo de um jogo
que havia jogado uma vez no Nintendo 64 (e gostado muito): Robotron 64. Recentemente
pude jogar a versão original de arcade pelo Midway Arcade Treasures
do PS2. Trata-se de Robotron 2084, ou simplesmente Robotron.
Desenvolvido por Eugene Jarvis e Larry DeMar e lançado pela Williams
em 1982, Robotron segue a linha de jogo de tiro com tela fixa, a
exemplo de Space Invaders, Asteroids, Centipede, Millipede... Mas com
algumas características que o diferenciam e muito destes outros
jogos. Controlamos um super humano sem nome por arenas futuristas nas quais
outros seres humanos a serem resgatados andam calmamente no meio de
robôs – Robotrons – que os atacam e atacam ao jogador.
A trama é
simples e se passa no ano de 2084, em um futuro fictício no qual
robôs se rebelaram contra os humanos – ao melhor estilo Matrix. O
objetivo do jogo é a cada fase resgatar os seres humanos de robôs
(mostrando uma leve influência do clássico Defender) e destruir uma
série deles com seus tiros.
Assim
como em Asteroids, é possível se movimentar livremente pela tela,
cujo cenário é mostrado por um ponto de vista em visão aérea. É
possível atirar em todas as oito direções ao mesmo tempo em que se
movimenta, permitindo um leque amplo de ações na tela. É como se
misturassem Asteroids com a velocidade de Millipede e elevassem a
ação a níveis inéditos para a época. É uma descrição crua
porém acredito que acertada do que se pode esperar ao jogar Robotron.
Uma breve explicação sobre o que está acontecendo na tela. |
Os
controles são ágeis e respondem muito bem, funcionando
incrivelmente bem com as duas alavancas. O visual é futurista e a
movimentação dos personagens é ágil, mostrando múltiplos
inimigos na tela com movimentações independentes, sem nenhum sinal
de lentidão. O áudio segue o padrão dos arcades de estilo espacial
de época: tiros e explosões com um ar todo futurista, gerando uma
atmosfera incrível. Juntando a isso os excelentes controles e
sistema de jogo, Robotron 2084 é facilmente um dos melhores jogos de
tiro da década de 1980 e um clássico absoluto da era de ouro dos
fliperamas.
Robotron pode ficar frenético rapidamente. |
Robotron 2084 foi muito bem recebido na época de seu lançamento, sendo um sucesso tanto de público quanto de crítica, e além da diversão, será sempre lembrado como o jogo que popularizou o controle em duas alavancas - que segue mais forte que nunca nas gerações mais modernas dos videogames. Minha opinião deste título é a melhor possível, e
dentre todos os jogos que analisei neste blog é um dos meus
favoritos.
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