Seguindo com as análises de títulos dos primórdios dos videogames, chegou o momento de conhecer mais um título de peso da Atari para o Arcade. Desenvoldido por Ed Logg e Dona Bailey (uma das poucas mulheres a trabalhar com design de jogos na época) e lançado pela Atari para fliperamas em 1980, Centipede é um jogo shoot'em-up vertical no qual o jogador deve atirar em insetos e centopeias que descem pela tela, devendo eliminá-los antes que cheguem à parte de baixo da tela, em um estilo que em muito lembra Space Invaders e Galaxian.


Apesar de sua crueza, Centipede é divertido e tem um apelo a jogadores mais competitivos. Impressiona a variedade de movimentos e o dinamismo da ação em um jogo desta época. A ação ocorre em uma velocidade impressionante. É até hoje lembrado como um dos grandes nomes dos fliperamas no início da década de 1980, tendo relançamentos, sequências e remakes para quase todos os sistemas de videogame.
![]() |
A dificuldade aumenta muito rápido. |
![]() |
Centipede realmente deve ser incrível no controle original |
Os controles da versão presente no Atari Anthology do PS2 - que foi a que eu tive acesso - são um pouco "pesados" por assim dizer, mas nada que não se possa acostumar com um pouco de prática. Nesta versão ainda é possível ajustar a sensibilidade do controle, tal qual um emulador permitiria. Não pude jogar com a trackball do original, porém acredito que a experiência deva ser muito mais divertida com os controles originais. Mesmo usando um modo de controle diferente, me diverti bastante com Centipede. Vale a pena conhecer mais este clássico da Atari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário