Após uma experiência não tão divertida (porém bastante reveladora) com Frostbite, o próximo jogo de Atari 2600 em minha lista é Keystone Kapers. Com o perdão de mais um trocadilho infame, Frostbite foi um banho de água fria para mim, pois passei a ter grandes expectativas com os títulos da Activision no Atari 2600. É com prazer que digo que Keystone Kapers cumpriu minhas expectativas.
Keystone Cops: influência para os filmes e para os videogames. |
O jogo ocorre na citada loja de departamentos com seus 3 andares e o terraço em uma vista lateral em 2D. A movimentação segue um padrão semelhante ao Pitfall! que já foi analisado no blog - a progressão de telas ocorre em transições como se fossem slides, ainda sem o uso de side-scrolling. O jogador movimenta o guarda com o direcional, podendo também se abaixar para desviar de obstáculos e o botão de ação executa os saltos. O objetivo é simplesmente alcançar Harry Hooligan, porém ele sempre vai fugir de você. Portanto, é preciso alcançá-lo pelas costas, e para isto será preciso se deslocar pelo cenário entre cada andar da loja.
O deslocamento ocorre ou tomando o elevador ou usando escadas rolantes, que o fugitivo também pode usar. Para isso é preciso uma certa estratégia e o jogo apresenta um mini mapa na parte de baixo da tela, mostrando a movimentação de Harry em relação ao Keystone. Neste jogo há alguns detalhes muito interessantes que criam profundidade. O guarda pode tomar elevadores, o ladrão não, mas em contrapartida ele pode descer de andar quando chega a um canto da tela, diferente do guarda. O personagem controlável é mais rápido que o ladrão. Assim, é preciso planejar cada movimento para cercar o ladrão, pois sempre que Keystone estiver à frente, Harry vai correr para o outro lado.
Um trecho do manual, explicando o sistema de jogo. |
No caminho há muitos obstáculos como rádios, bolas de praia e carrinhos de compras para atrasar o avanço de Kelly. Ao tocar qualquer um desses objetos, o jogador sofre uma penalidade de 9 segundos. Em fases mais avançadas, aviões de brinquedo chegam a tirar uma vida do jogador, que ao iniciar tem apenas 3 delas. Uma vida é perdida toda vez que Harry não é pego antes do tempo limite, e o jogo, assim como seus contemporâneos do Atari 2600, dura até que o jogador perca todas as vidas. O jogador consegue vidas extras ao acumular 10.000 pontos, porém pode ter apenas mais 3 vidas extras. A pontuação acumulada depende do tempo: quanto mais rápido o jogador, mais pontos, e além disso pegar maletas ou sacos de dinheiro aumentam a pontuação. E a cada fase o jogo fica mais difícil, mais frenético e por consequência mais divertido. Os gráficos são muito bem detalhados para o Atari 2600, a movimentação é fluida e os controles são excelentes. Keystone Kapers é um jogo absurdamente divertido e representa muito bem as qualidades dos jogos clássicos de Atari 2600. Vale muito a pena ser jogado, recomendadíssimo!
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