Destes fliperamas antigos é difícil escolher o mais bonito |
Continuando este informal especial sobre shooters de fliperama dos primórdios dos videogames, hoje falarei sobre Zaxxon, um jogo de tiro com naves lançado pela Sega em 1982. O nome do jogo em si é diferente do normal, e é uma referência ao termo AXONometric projection - ou simplesmente projeção isométrica - que é o efeito gráfico de perspectiva, mostrando o eixo Z além dos tradicionais eixos X e Y. E sim, este foi o primeiro jogo na história a utilizar essa representação gráfica no visual.
As diferentes representações gráficas: repare a diferença de perspectiva entre o ortográfico (padrão na maioria dos jogos da época) e o isométrico de Zaxxon. |
Assim, logo ao iniciar o jogo percebe-se que era muito diferente de outros jogos da época: ao invés de ser em duas dimensões, Zaxxon tem um visual tridimensional isométrico, com uma sensação impressionante de profundidade dos cenários e eventos, passando uma noção de perspectiva. Nele, o jogador deve invadir fortalezas espaciais e atirar em múltiplos inimigos, tomando o cuidado de não ser abatido ou ficar sem combustível.
A ação espacial mostra referência direta ao estilo Star Wars, que estava no auge da popularidade |
O efeito de perspectiva impressiona |
Como esperado, o nível de desafio em Zaxxon é alto, e é realmente impressionante ver o jogo em ação. Os controles são um pouco difíceis de se acostumar, pois os inimigos e seus tiros são muito rápidos e a nave que controlamos nem tanto. Os cenários são cheios de obstáculos, aumentando a dificuldade, e leva um tempo até se acostumar com o controle da nave - nada muito absurdo. Para manter o combustível é preciso destruir tanques de combustível - padrão este que se tornaria lugar comum para vários jogos de tiro no futuro.
Flyer retirado do site "The Arcade Flyer Archive" |
Zaxxon foi muito bem recebido em sua época de lançamento, influenciando muitos jogos isométricos que viriam a ser fundamentais para o surgimento de jogos tridimensionais nas décadas de 80 e 90. Mesmo assim, não se tornou um título tão famoso quanto Space Invaders, Asteroids ou Pac-man. Acredito que isso se dá porque Zaxxon é bem mais difícil de aprender a jogar do que estes jogos mais famosos, e provavelmente jogar no fliperama deve sair bem caro. Vale muito a pena jogar se puder ter acesso a ele pelo MAME ou pela coletânea Sonic Genesis Ultimate Collection, no Xbox360 ou PS3, pois se você tiver o tempo e a possibilidade de tentar jogá-lo várias tentativas seguidas - e aprender a jogá-lo - encontrará um shooter muito bem feito e divertido, embora difícil.
O futuro nos convida a jogar Zaxxon - em 1982. |
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