sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Análise 16 - Galaxian [Arcade]

Continuando com mais um jogo da primeira era de ouro dos arcades, e ainda dentro do gênero shooter, trago hoje o título Galaxian. Mais um jogo muito importante nos jogos de nave e tiro, Galaxian surgiu em uma época em que Space Invaders era o fliperama mais popular, sendo contemporâneo do Asteroids. Porém, ao invés dos vetores monocromáticos de Asteroids, Galaxian usava gráficos pixelizados porém com mais cores que o Space Invaders. Era portanto, um avanço tecnológico em relação aos outros dois clássicos. 


Lançado pela Namco no Japão em 1979, foi comercializado pela Midway na América do Norte no mesmo ano. Sendo um shooter, Galaxian aprimorou a premissa básica definida por Space Invaders. Os aliens avançavam de forma muito semelhante, e a nave controlada também tinha um comportamento semelhante, porém o diferencial era o comportamento dos inimigos: além de trocar tiros com o jogador, que já era inédito naquela época, os invasores muitas vezes avançavam em direção à nave como se fossem kamikazes. Estes padrões de comportamento mais complexos, embora pareçam simples hoje,  adicionaram um novo nível de estratégia e complexidade ao estilo de jogo de Space Invaders, e assim Galaxian conseguiu uma identidade própria entre os jogadores, sendo muito bem recebido. 












Gráficos e áudio

Um jogo muito bonito e detalhado para a época,
mantém seu charme mesmo hoje em dia.
Embora não seja o primeiro jogo de videogame a usar cores, Galaxian inaugurou uma série de padrões importantes nos jogos eletrônicos. Há uma riqueza de detalhes permitida pelo excelente uso das cores, com as fontes de letras de pontuação em cores diferentes, o céu estrelado no espaço se movimentando, dando a sensação de deslocamento da nave, os inimigos de várias cores, as explosões na tela... Não houve jogo tão avançado visualmente falando na década de 1970,  e Galaxian chega a ser mais bonito que muitos jogos de NES (lançado muito tempo depois), o que é realmente surpreendente. Há muitos detalhes visuais que simplesmente não se viam na época, tudo ocorrendo a uma velocidade maior que em Space Invaders. O efeito de movimento passado pelo deslocamento das estrelas no plano de fundo se tornou precursor do efeito side scrolling que surgiria no início dos anos 1980, revolucionando os jogos como um todo. Os sons são nostálgicos até para quem não jogava na época de seu lançamento, os sons de tiros, explosões, movimentação dos inimigos... Tudo era muito avançado para a época, continua sendo charmoso hoje em dia, e todo o som combina bem com as ações da tela. 

Jogabilidade


A ação é mais dinâmica do que nos já
excelentes shooters da época.
Os controles são semelhantes a Space Invaders, e a mecânica do jogo é basicamente a mesma, porém o comportamento dos inimigos, seus padrões de ataque e suas reações ao atirarem no jogador, já são o bastante para diferenciar Galaxian de Space Invaders. Assim como seu inspirador, é possível apenas um tiro por vez, portanto o jogador não pode atirar rapidamente - necessitando portanto de estratégia e bom posicionamento para enfrentar os inimigos. Os alienígenas que avançam em velocidade e atirando, quando não são destruídos, aparecem novamente no topo da tela, continuando os ataques. A cada onda de inimigos vencidos, mais aliens surgem, e o sistema de pontuações não foge dos padrões dos fliperamas da época. O jogo é bastante desafiador porém divertido na mesma proporção, consumindo fichas e mais fichas... No fim das contas, Galaxian é como um Space Invaders melhorado, e embora não seja pioneiro no gênero shoot'em up, definiu vários padrões no estilo de jogo.







Legado

Galaxian foi precursor do igualmente clássico Galaga - do qual falaremos no futuro em mais detalhes - e ajudou a criar as bases dos jogos de tiros em naves, ajudando a difundir o gênero de jogo mais popular da primeira era de ouro dos Arcades. Este fliperama é surpreendente para a época em que foi lançado, e ainda é muito divertido, embora esta declaração seja quase redundante quando falamos dos shooters das antigas. Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário