terça-feira, 2 de maio de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 19: Gauntlet no Atari???

Mais um produtivo mês chegou ao final de Abril neste blog sobre retro gaming. Maio vem começando com tudo. Neste momento me sinto bastante envolvido com o objetivo de terminar de jogar o catálogo de títulos oficiais do Atari 2600. Nessa edição da Jornada temos alguns altos e baixos nos jogos de 1983 para o Atari 2600. Começaremos por um dos grandes momentos: Enduro é um jogo de corrida muito bem feito da Activision, em minha opinião um dos melhores jogos de corrida da década de 1980. Clássico total do Atari 2600, assim como Pitfall e River Raid, conseguiu envelhecer muito bem. Publiquei uma análise sobre ele aqui. Depois de fritar o asfalto, passei para Fathom, jogo no qual você controla um golfinho que deve salvar uma sereia no fundo do mar. Sinceramente não consegui descobrir como salvá-la e acabei desistindo pela frustração mesmo.


Fire Fly é um shooter bizarro com um personagem lento e inimigos muito rápidos, sendo a receita para um jogo desinteressante.  Flash Gordon é mais um jogo de tiro estilo Defender com ótimos visuais mas com controle travado e dificuldade absurda. É um jogo muito bem feito visualmente falando, mas infelizmente fica frustrante muito rápido, mas de uma forma não estimulante. Vale conferir, mas sem grandes expectativas.


Frankenstein's Monster é meio que um clone de Pitfall mas em tela fixa e com temática halloween, no qual fugimos de Frankenstein evitando aranhas e obstáculos. Os controles são ruinzinhos, mas talvez eu tenha ficado mal acostumado com Pitfall... Mas vale conhecer pois não há muitos jogos assim na época antes de Castlevania. Frostbite é um dos grandes nomes do Atari mas nunca gostei muito desse jogo e minha opinião sobre ele não mudou. Entendam, não considero ele um jogo ruim, apenas esperava muito mais dele devido a sua reputação. Escrevi uma análise sobre ele aqui. Depois conheci mais dois jogos de tiro - e como tem jogos de tiro no velho Atari!!! - Gangster Alley é um jogo de tiro absurdamente sem graça, do qual recomendo vocês passarem longe... Gas Hog é um pouco melhor, mas é um clone bugado de Moon Patrol. Não tem o que fazia do original um bom jogo, portanto também é um jogo não recomendado.


Antes de carregar a rom de Gauntlet, fiquei pensando se esse não seria parte da franquia, ou até um precursor... Confesso ainda que estava até ansioso e curioso para jogar, afinal, Gauntlet é o tipo de jogo que não tem erro, certo? Bem... Para minha surpresa não tem nenhuma relação com os clássicos jogos de estilo medieval nos fliperamas. É uma espécie de corrida de obstáculos com visão aérea e péssimos controles. Que balde de água fria! Não recomendo...

Daí passei para o ponto baixo desta edição com Ghost Manor.  O jogo é uma nhaca. Desculpem a linguagem mas é horroroso. Vocês sabem que tenho sido paciente com os jogos nessa jornada. Mas com esse aqui não deu não... Depois fui para o jogo de uma franquia famosa da qual nada conheço. G.I. Joe: Cobra Strike lembra um pouco o Breakout. Nele devemos usar uma barra para proteger os "hominhos" dos tiros da cobra, além de poder também atirar nela. Ele requer o controle paddle, então não consegui jogar com precisão, então ficou  frustrante rápido. Mas deve ser divertido com o controle certo. Termino a edição citando Glacier Patrol, que é mais uma tentativa de ser Space Invaders mas é travado e frustrante. É mais um jogo que parece ter sido feito sob encomenda na época e sem um trabalho de polimento.

E assim eu encerro mais uma edição da jornada Atari 2600 com alguns jogos de 1983. A próxima e vigésima edição da Jornada ainda vai abordar jogos lançados em 1983. Até lá!

Destaques: Enduro, Frankenstein's Monster
Piores momentos: Fire Fly, Gangster Alley, Gas Hog, Gauntlet, Ghost Manor




Nenhum comentário:

Postar um comentário