sábado, 6 de maio de 2017

Análise 59: Vulgus [Arcade]

Pela primeira vez neste blog vou discorrer sobre um jogo da Capcom, que joguei por meio da Capcom Classics Collection Vol. 1 do PS2 - mais uma maravilhosa coletânea de minha coleção de jogos. Vulgus vem do latim e significa "povo". Sinceramente não faço ideia da relação entre tal etimologia e o jogo propriamente dito, mas fato é que Vulgus é o primeiro jogo de arcade lançado pela Capcom em 1984 no Japão, e lançado pela SNK nos Estados Unidos no mesmo ano. Trata-se de um jogo de tiro com naves em progressão vertical no estilão de Galaga e Xevious, mas com uma maior velocidade e ainda mais coisas acontecendo na tela.

Retirado do site Arcade Museum

O jogo tem como único objetivo atirar nos inimigos pela tela, que progride sem mudança de fases, mas com mudanças de terrenos. O modo de jogo é bastante semelhante a Xevious que analisei aqui no blog recentemente: a nave tem uma munição ilimitada de tiros comuns e algumas bombas de uso limitado. Ao colher o ícone de nome pow os suprimentos da nave são recuperados. Os cenários variam entre o espaço e a superfície de um planeta, fazendo um ótimo trabalho em apresentar uma escala épica ao jogo - afinal você pilota a nave para além da órbita planetária. Isso gera uma boa variação da jogatina, deixando as coisas mais dinâmicas. Apesar de os inimigos não variarem muito, os visuais são até um pouco mais detalhados que em Xevious por exemplo, portanto trata-se de um jogo com ótimos gráficos para sua época. Tudo flui muito bem e Vulgus se destaca entre seus contemporâneos, mostrando um polimento que seria típico da Capcom futuramente. Mas o jogo é divertido?


Apesar de muito bonito (mesmo que com inimigos monotonamente repetitivos) a trilha sonora de Vulgus é cronicamente ruim. A mesma musiquinha tensa se repete indefinidamente e ao invés de animar o jogador ela é um desmotivador para zerar o jogo. Em uma tendência contrária, os controles são excelentes: precisos e redondos, que aliados a uma intensa dificuldade tornam o jogo deveras desafiador. O jogador dispõe de tiros comuns e canhões limitados, que quando acertam uma fileira inteira de inimigos, proporcionam uma pontuação extra, gerando muita satisfação ao acertar o tiro sequencial - que não é uma tarefa das mais fáceis. O tempo todo o jogo tenta explodir sua nave, exigindo uma certa dedicação do jogador para aprender os padrões das naves inimigas, que são bastante variáveis a ágeis.

Sair da superfície do planeta para o espaço
cria uma sensação de escala épica muito interessante.

Vulgus, apesar de alguns defeitos, tem a
marca do polimento típico da Capcom.
Vulgus é um jogo sólido e muito bem feito, como comentei lá em cima, tem um polimento típico dos jogos da Capcom. Infelizmente a música é horrorosa e os inimigos são repetitivos. Mas acontece que Vulgus faz tão bem aquilo que propõe, que as falhas não impedem de ser um jogo divertido. Se você tiver o mais remoto interesse por jogos de shoot'em up, Vulgus vai te divertir. Apenas não éum clássico inesquecível por suas falhas. De toda forma é um jogo bem feito e divertido, valendo também por sua importância histórica em ser o primeiro Arcade da Capcom.






Nenhum comentário:

Postar um comentário