Pixel Dungeon
Começando pelo RPG rogue-like que me introduziu a este subgênero, sou suspeito a falar sobre Pixel Dungeon. Seus gráficos pixelados e dificuldade cabulosa vão conquistar você. Esses dias escrevi um pouco sobre minha experiência com esse ótimo jogo - leia aqui.
Final Freeway 2R
Quem jogava OutRun e Top Gear está com sorte: FF2R é um clone de OutRun que funciona incrivelmente bem. A premissa é quase idêntica ao clássico da Sega, com um sistema de rivalidades interessante, além de visuais cartunizados bem feitos e uma ótima trilha sonora. Destaque positivo para os controles baseados em movimento/inclinação do aparelho que funcionam muito bem e permitem dirigir com precisão.
Fast Like a Fox
Aqui controlamos uma raposa de origami que deve correr por cenários enormes em um jogo que mescla plataforma 2D e ritmo. Simples e simpático, vale seu download.
Glow Asteroids
É
um clone de Asteroids, com um visual colorido em neon que moderniza
muito bem o charmoso estilo do original de 1979. Os controles funcionam
bem com a tela de toque. Está tudo ali, o mais próximo possível do
original de Arcade.
Dungeon Hunter 4
Trata-se
de um RPG de ação com fortes influências de Diablo. Visuais muito
bonitos, ótimo áudio, quase nenhum anúncio e muitas possibilidades de
classes e customização fazem deste um jogo 5 estrelas para Android. DH4
tem qualidades surpreendentes para um jogo gratuito de Android, e em
momentos parece até um RPG de console. Estou me divertindo muito
seguindo a campanha com o Bárbaro, a apesar de vários erros bugs
gráficos no meu J7, o jogo roda liso. Vale a pena baixar e se
surpreender.
Shadow Blade
Jogo
de ação hack n' slash no qual controlamos um ninja ao melhor estilo
Shinobi/Ninja Gaiden. Na minha opinião é um download obrigatório para
quem jogava esses jogos no Mega ou no Nintendinho. Os controles são
sensacionais e o design das fases mantém o nível. Gráficos muito
bonitos e coloridos. Infelizmente tem muito anúncio nesse jogo, mas vale
a pena, acreditem. Baixe e diga se não é sensacional.
PinOut
É Pinball, mas com uma importante diferença: ao invés de jogar em uma mesa acumulando pontos, devemos lançar a bola por mesas sequenciais antes que o tempo acabe. Muito divertido, complementado por um excelente visual em neon.
Pac-man Championship Edition Lite
Versão reduzida de um clássico modernizado que caiu muito bem para Android. Apesar de ser muito mais fácil que o original, variações no estilo clássico deste excelente jogo fazem valer a pena o download.
Sword of Xolan
É um jogo de ação e plataforma no qual controlamos um guerreiro de capa e espada, com o objetivo de enfrentar uma série de monstros e resgatar habitantes de um vilarejo sitiado. Os controles estão muito bons na tela de toque, e os visuais remetem diretamente ao auge do Mega Drive... O estilo de jogabilidade lembra muito os trechos de ação de Actraiser de SNES. Minha única reclamação é que os cenários são meio repetitivos, mas isto não impede que SoX seja um jogo super recomendável.
Machine Knight
Rpg em turnos com gráficos estilo 16 bits muito bem feitos. Produzido pela Kemco, é uma joia escondida na Play Store, e deverá agradar em cheio quem gostava dos RPGs de SNES e Mega Drive, principalmente Phantasy Star.
Assim como Pac-man Championship Edition, é uma atualização de um arcade clássico e funciona muito bem no Android, com bons controles por toque. É possível jogar no estilo clássico ou do jeito moderno. Ótima opção para quem curte jogos antigos.
Plants vs Zombies Lite
Já falei dele aqui no blog, ainda lá no começo quando listei os jogos que eu havia jogado em 2013. A versão de celular é meio encurtada em comparação com a original - e a melhor - de PC, e mesmo assim é um ótimo jogo, cheio de conteúdo. Não é necessariamente um jogo retrô, mas tem tudo para agradar o pessoal da velha guarda.
Já falei dele aqui no blog, ainda lá no começo quando listei os jogos que eu havia jogado em 2013. A versão de celular é meio encurtada em comparação com a original - e a melhor - de PC, e mesmo assim é um ótimo jogo, cheio de conteúdo. Não é necessariamente um jogo retrô, mas tem tudo para agradar o pessoal da velha guarda.
Kung Fury
Partindo para um exemplar de Beat 'em Up, Kung Fury é muito bem feito e sua pixel art é toda no estilão 16 bits, e vários efeitos impressionantes, com um impressionante efeito que faz parecer que estamos em uma televisão de tubo. É um jogo carregado de referências à cultura pop da década de 1980, e só isso já vale a pena para conferir. Os controles são simples, mas a dificuldade é, como esperado, bastante alta. Este foi o jogo que menos joguei da lista, mas mesmo assim vale o seu download.
Sky Force
Este aqui é um shoot'em up naquele estilo bullet hell a exemplo de MUSHA e Truxton, apenas para citar alguns. Visuais lindos combinados com um bom controle fazem deste um dos melhores shooters disponíveis para download gratuito na PlayStore.
Simple Brick Breaker
Mais um clone de Breakout cheio de powerups e variações de desafios. Os controles por toque funcionam muito bem, sendo essa uma alternativa muito boa para jogar Breakout.
FreeCell
O divertidíssimo clássico dos tempos de Windows 95 e 98, querido pelo pessoal que viveu esta época. No formato portátil está melhor que nunca.
Esses foram 16 jogos free e totalmente recomendáveis para quem curte jogos antigos e tem um celular Android, provando que é possível jogar e se divertir sem gastar muito. E vocês? Têm alguma boa sugestão de jogos gratuitos da Play Store?
Começo te parabenizando pelo tempo empenhado em ir atrás de jogos pra a plataforma que tenham esse feeling antigo. É muito bom ver que, mesmo em mundos casuais, dá pra se ter coisa assim de qualidade.
ResponderExcluirFast Lie a fox é uma obra de arte, naquele estilo simplista quase poético. Joguei um pouco e achei muito bom, uma versão mobile e bela de let's tap talvez rs.
Muita coisa aqui não conheço, como Final Freeway, mas seu post já colaborou pra incrementar a fila de jogos a jogar, sempre crestente aliás hehehe.
Muito bom, Lucas! Há jogos na sua lista pra muitos gostos de fato e isso só vem a provar o quaão eclético, no melhor sentido "não fã boy" da palavra, é o jogador dentro de você :)
Abraços!