sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 06: Activision entra no jogo

Voltando com mais uma edição desta infame e árdua, mas divertida jornada. O mês de janeiro foi produtivo no blog, principalmente nesta nova coluna, com a qual estou muito animado. É difícil jogar todos os títulos de um sistema, mas por outro lado, acabamos por conhecer algumas pérolas escondidas que nem suspeitávamos existir... Então eu começo esta edição empolgado para ver o que mais o velho console lançava aos felizardos que o conheceram no lançamento. Após jogar boa parte dos jogos de Atari 2600 do ano 1980, sobraram ainda alguns poucos jogos desse ano, sendo que alguns deles são da gigante Activision, super famosa por grandes clássicos da época (River Raid, River Raid...). Por isso acho que vem coisa boa por aí. 

Bem antes de Punch-Out! o Atari já arrebentava no boxe.
E logo que continuei a jogar, dei de cara com uma maravilha da Activision: Boxing. Jogo de boxe extremamente divertido e frenético que tem opção para até dois jogadores tirando um contra, envolve muita estratégia e reflexos, captura muito bem o boxe. Jogo surpreendente. Depois fui jogar Fishing Derby, mais um petardo da Activision, desta vez sobre pesca. Dois pescadores competem para a maior pontuação, mas há um tubarão na água para atrapalhar. Extremamente divertido ao mesmo tempo em que é relaxante, tem um efeito de movimento da água surpreendente para o Atari 2600. Aliás, parece que os jogos da Activision desafiavam muito os limites do Atari...







O efeito da água em movimento chama a atenção em
Fishing Derby, e ainda por cima o jogo é muito bom.


Depois joguei Skiing e fiquei neutro com relação a ele. Um jogo de Ski descendo a montanha, mas sem muita emoção, e é meio lento. Agora, recapitulando a Activision nesta edição: dois jogos excelentes, um mais ou menos, e agora a bomba: Dragster. É um jogo de corrida na modalidade de arrancadas, no qual corremos uma retona trocando as marchas e com cuidado para não fundir o motor. O jogo é bonito, mas é facílimo fritar o carro e é curto demais, além do que essa modalidade de corrida não poderia nunca dar um jogo divertido. Seguindo em frente...
Apesar de visualmente inferior ao original,
esta ainda é uma boa versão de Asteroids.


...Entrando no ano de 1981! O primeiro jogo deste ano foi Asteroids, que é uma adaptação super competente do original de arcade que já analisei aqui no blog há muito tempo... Ao invés do visual vetorial extremamente charmoso do arcade, o jogo foi adaptado para o estilo em pixels, deixando-o ainda mais rudimentar. Uma pena porque os controles e os sons foram muito bem adaptados ao Atari 2600. Mesmo assim, continua sendo um jogo muito divertido, só não foi aquela obra prima dos fliperamas, infelizmente.

Missile Command é fácil de jogar mas difícil de largar

Missile Command é mais um jogo de tiro mais ou menos na veia de Space Invaders, porém com características únicas: você precisa defender uma série de cidades de ataques com mísseis nucleares, e para isso deve mirar suas bombas nos projéteis antes que atinjam a terra. A dificuldade é progressiva e o jogo é extremamente envolvente, mais uma excelente adaptação de jogo dos arcades para o velho Atari. Me diverti muito com esse jogo e sua dificuldade cabulosa.

Continuando, cheguei a Stellar Track, que me surpreendeu por buscar algo diferente do estilo arcade: nele, temos uma aventura em texto na qual fazemos escolhas para comandar uma tripulação de uma nave espacial por missões à-la Jornada nas Estrelas. Sim senhores, um adventure em texto para Atari 2600 em pleno ano de 1981. Quem diria, não? O jogo é até interessante, mas exige paciência, e como não tive acesso a um manual, vou deixar para me aprofundar neste aqui em outro momento. Mesmo assim, uma boa surpresa.



Voltando aos esportes, Ice Hockey é mais um jogo da Activision, em uma partida de Hockey dois contra dois, extremamente divertido de se jogar. Dá até para dar umas cacetadas no adversário, excelente jogo de esportes. Depois fui parar em Tennis, que é um excelente simulador do esporte, da Activision também. Kaboom! é - surpresa... - mais um jogo excelente da Activision. Nele, precisamos evitar que as bombas de um presidiário fugitivo caiam no chão. Veloz e furioso como os jogos do Atari 2600 devem ser!








Laser Blast é um jogo de tiro mais ou menos estilo Defender, no qual você controla um disco voador ou algo do tipo e deve avançar pelas telas destruindo canhões antes de ser explodido. Muito simpático este aqui. Depois de uma sequência de ótimos clássicos da época, finalmente achei um jogo chato: Skeet Shoot. Passem longe deste aqui.

Space Chase em movimento impressiona.
O nível dos jogos continuou lá em cima quando comecei a jogar Space Chase. Abri o jogo achando que seria um shooter genérico, quando me deparei com um shooter vertical estilo Galaga, mas com scrool vertical e um efeito de rolagem que faz parecer que estamos na órbita de um planeta. Um efeito semelhante - guardadas proporções - ao Axelay de Super NES, o que me impressionou. O jogo é rápido e super divertido. Quem diria?








Stampede da Activision foi o próximo que comecei após todo o esforço para largar o Space Chase. Um enredo um tanto inusitado para não dizer bizarro: você controla um boiadeiro que deve recuperar o gado após uma debandada usando corda e laço. Mais surpreendente ainda: é divertido! Estou impressionado em como os caras antigamente criavam jogos pitorescos, para dizer o mínimo...
Stampede é uma pérola esquecida entre os jogos do Atari 2600

Depois de tantos jogos sensacionais, e alguns no mínimo peculiares, eu termino este trecho da Jornada Atari 2600 sentindo um enorme respeito por este console e suas propostas de jogo divertidas e fiéis aos arcades. Me sinto privilegiado por poder jogar todos esses títulos, e depois que comecei a usar o Stella e seus efeitos de Scanlines... Tudo melhorou muito. Fato é que tem bastante bobagem no Atari 2600, mas os grandes jogos mais do que compensam por isto, e nesses últimos dias o que não faltaram foram excelentes jogos do Atari 2600. Lembra no começo desta edição quando comentei que a jornada era árdua? Dessa vez foi simplesmente sensacional e estou ansioso para conhecer melhor a biblioteca deste grande console. Terminei de jogar todos os jogos lançados em 1981 e na próxima edição vou começar a jogar uma extensa lista de jogos de 1982.

Destaques: Boxing, Fishing Derby, Asteroids, Stampede, Space Chase, Stellar Track, Ice Hockey, Tennis, Kaboom!, Missile Command.
Piores momentos: Skeet Shoot, Dragster.



Nenhum comentário:

Postar um comentário