sexta-feira, 21 de julho de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 29: Depois de 1990... Como fica o Velho Atari?

Na edição de hoje da Jornada Atari 2600 vou falar sobre os jogos lançados de 1990 para frente. Foi um longo caminho, mas aqui estamos, seguindo para o ano de 1990.

Começamos com Ghostbusters II, que é completamente diferente do primeiro: aqui o jogo não tem um estilo muito bem definido, sendo melhor explicado como algo parecido com aqueles trechos de rapel do Battletoads de NES. Os controles são bem ruins e duros, é além disso os gráficos são bem inferiores ao original de 1985. My Golf é uma representação absurdamente monótona de uma modalidade esportiva que considero bastante burocrática... Não recomendado. As coisas não melhoraram com Pick 'n Pile, puzzle de combinações extremamente básico que caberia muito bem no final da década de 1970 no Atari. Eu pessoalmente não gostei deste aqui não... Partimos então para um soco no estômago de quem curte Enduro, chegamos a Fatal Run, jogo de corrida que lembra bastante o clássico da Activision, com visuais muito bem feitos e ótima sensação de profundidade e velocidade. O problema é o controle, que usa o direcional para cima com a função de acelerar. Me surpreendi como esse "detalhe" conseguiu sugar toda a diversão do título.


A safra melhorou muito com Klax. Mais um famoso jogo de arcade que eu não havia jogado ainda, portanto não sei dizer se a versão de Atari 2600 é fiel ao original. Fato é que trata-se de um jogo muito divertido: é um puzzle no qual controlamos uma barra móvel parecida com Breakout, com a qual conduzimos blocos coloridos para formar pilhas de cores semelhantes. A cada três blocos combinados temos um Klax.  Cada fase pede um número de Klax a serem formados, e a dificuldade logo fica desafiante. Um puzzle diferentão e envolvente, foi uma grata surpresa. Se a versão de 2600 é legal assim, fico imaginando a versão de Arcade... Depois de Klax, o nível dos jogos caiu muito, então vou buscar ser objetivo com os próximos. MotoRodeo é um jogo de corrida com visão lateral lembrando ExciteBike mas completamente quebrado. Sentinel surpreende por ser um jogo de light gun, no qual precisamos da arminha. Portanto, não consegui emular a experiência original do jogo, por isso vou dar a ele o benefício da dúvida e não emitir uma opinião. Xenophobe é um shooter lateral estilo Rolling Thunder, mas realmente esse tipo de jogo não rola no Atari 2600. É quase injogável.

Depois de 1990, o Atari 2600 passaria por um hiato em 91, retomando em 1992 com um único jogo: Acid Drop. Mais um puzzle de combinações à-la Tetris, aqui é preciso combinar peças de três partes com suas respectivas cores. Como regra desse tipo de jogo, é até divertido mas passa longe da qualidade de um Tetris ou Columns da vida. Mesmo assim é um bom passatempo. Por muitos anos este seria o último jogo de Atari 2600.


Na falta de um Tetris, Acid Drop se sai muito bem no Atari.

Pick Up é polêmico, mas divertido.
Em plena geração 128 bits com os GameCubes, Dreamcasts, Xboxes e PlayStations da vida, de forma inesperada temos um outro lançamento para este console. Pick Up é  um jogo no mínimo engenhoso. Ele tem uma estrutura semelhante a jogos de tiro, porém ao invés de destruir inimigos, atiramos em objetos variados que não primeira vez que são atingidos são adicionados a uma lista, e se atingidos novamente são removidos. O objetivo é completar a lista em cada fase, e isto fica difícil muito rápido devido ao ritmo de movimento desses objetos. Ele teve um lançamento tardio porque o desenvolvedor na época parece ter entendido que o jogo era ofensivo, porque a cada fase vencida o personagem podia levar uma garota a um hotel. Escandaloso, não? O jogo parece raso mas é estranhamente envolvente, portanto divertido.

Juno First fecha os lançamentos de Atari 2600 com chave de ouro.

Anos mais tarde em 2008, foi lançado o jogo Actionauts, o qual não joguei por não ter conseguido encontrar a rom na internet. Todavia, consegui jogar o último jogo lançado para o Atari 2600 até hoje (segundo a lista que segui desde o início da Jornada). Lançado em 2010, Juno First é uma adaptação do arcade Juno First da Konami  (de 1983) e foi lançado pelo notório grupo Atari Age - provavelmente a melhor fonte de tudo que é relacionado a Atari na internet. Também não joguei o original mas essa versão e Atari 2600 é fenomenal. Imaginem Beam Rider da Activision, mas absurdamente melhorado em todos os aspectos e temos Juno First, um dos melhores jogos do Atari 2600 lançado em pleno 2010 no auge da geração 360/PS3/Wii. E aqui terminamos todos os jogos já lançados para o Atari 2600 até os dias de hoje (pelo menos segundo a lista que segui desde a primeira edição), finalizando uma Jornada Épica... A Jornada Atari 2600. Mas acabou?

Destaques: Klax, Acid Drop, Juno First.
Piores momentos: Ghostbusters II, Fatal Run, Xenophobe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário