quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Análise 47 - Mappy [Arcade]

Trazendo hoje mais um título de Arcade da década de 1980, venho falar sobre Mappy, que foi lançado para os arcades pela Namco em 1983. É um jogo de plataforma em tela fixa, a exemplo de Mario Bros. e Lode Runner. Confesso que não conhecia Mappy. Fui ter contato com ele pela primeira vez na excelente e frequentemente citada por aqui coletânea Namco 50th Anniversary do PS2. E falando nesse disco, eu o recomendo fortemente a qualquer pessoa remotamente interessada em videogames. É fantástico mesmo. Voltando ao jogo de hoje em si...


Mais um belo gabinete...


Mappy é simpático, mas está longe de ser fácil
Neste jogo controlamos um rato policial chamado Mappy que tem a missão de invadir uma casa lotada de gatos e recuperar objetos roubados por eles. E mais uma vez constatamos a criatividade e imaginação dos desenvolvedores de jogos dessa época, com este jogo sobre perseguições entre gato e rato. O ratinho da lei pode ser controlado por meio do direcional para a esquerda ou para a direita, podendo mexer com as portas da casa com um único botão de ação. E é com essa simplicidade toda que o jogo nos pressiona a improvisar, escapando dos gatos e recuperando os itens, como se dissesse somente "se vira, ratão". A casa tem 6 andares, e é possível acessar cada andar ao saltar em trampolins espalhados pela casa, apertando o botão direcional na hora certa enquanto estiver no ar para alcançar os outros níveis. Assim, o jogador pode controlar para qual andar cada salto de trampolim vai levar.



É preciso usar as portas estrategicamente

Mas há uma pegadinha: isto só pode ser feito ao saltar de baixo para cima, deixando uma certa estratégia ao jogo, pois o mesmo vale para os gatos que estão perseguindo o Mappy. É preciso evitar tocar nos gatos, pois assim o roedor perde uma vida. Importante lembrar que tocar neles no meio de um salto não tira uma vida. Os trampolins têm um limite de uso: se você ficar pulando várias vezes seguidas ele muda de cor até estourar e você cair em um buraco. Cada fase termina quando coletamos todos os itens do cenário, e se você demorar muito, o jogo vai literalmente te apressar com uma mensagem de "HURRY" e vão vir mais gatos para cima do coitado do rato. A cada 3 fases há uma fase bônus sem os gatos para que Mappy acumule pontos pegando balões pulando entre trampolins em um tempo limite. 

Mappy ajudou a popularizar o "Bonus Stage"
O visual do jogo é bastante colorido e simpático, imitando os modos de um desenho animado. Os sons e as musiquinhas do jogo são alegres e em tom maior, como se fosse mesmo um desneho animado infantil. Mas lhes asseguro que esse jogo não é muito infantil, pois fica desafiante e complicado super rápido, levando aos limites os reflexos de quem joga, assim como os bons jogos de fliperama dessa época.
Os controles são simples ao extremo, mas dominar a dinâmica do jogo vai dar trabalho.

Os controles são responsivos e é difícil parar de jogar. Mappy é um jogo extremamente simpático, com aquela coisa de gato e rato como nos desenhos de Tom e Jerry. Aqui vale a boa e velha máxima: é simples de jogar, mas difícil de dominar por completo. Não está no nível de outros clássicos como Lode Runner ou Ms Pac-man, mas vale a pena conhecer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário