sábado, 4 de fevereiro de 2017

Análise 46 - Ms Pac-man [Arcade]




Ms. Pac-Man é um ícone da Era de Ouro dos Arcades e Fliperamas. Essa "sequência" foi produzida pela Bally/Midway, que por sua vez havia lançado o Pac-man original na América do Norte em 1980. A popularidade e sucesso de Ms. Pac-man foram tão estrondosos que levaram a Namco a "adotar" este jogo como um titulo oficial de Pac-man, o que este jogo inicialmente não era. Ms. Pac-Man foi lançado na América do Norte em Julho de 1981, e se tornou o arcade de maior sucesso produzido nos EUA. Ms Pac-Man nos apresenta a uma personagem feminina, novos labirintos e várias melhorias em relação ao Pac-man original. A premissa do jogo é a mesma que o Pac-man clássico: controlar Ms. Pac-Man por uma labirinto e acumular pontos comendo pastilhas e evitando os fantasmas, que tiram uma vida ao alcançarem a amarelinha. 







Assim como no primeiro jogo, comer uma pastilha maior faz com que os fantasmas fiquem azuis e podem ser devorados se forem alcançados a tempo. Até aqui nenhuma diferença, mas é aqui que Ms Pac-man dá uma aula sobre como fazer uma excelente sequência: apesar de os fundamentos do jogo não terem mudado, a ação ocorre em uma velocidade consideravelmente maior, deixando as jogadas mais dinâmicas  (e fazendo os jogadores gastarem ainda mais fichas). Além disso podem ser comidas frutas s bônus, que aumentam a pontuação. Conforme avançam os níveis, as pastilhas de poder diminuem progressivamente o tempo em que os fantasmas ficam vulneráveis. 










Visualmente o jogo é bem parecido com o antecessor, mas uma importante novidade está presente: as paredes dos labirintos são de cores sólidas, e não mais apenas um contorno, facilitando assim que um jogador novato reconheça a diferença entre o próprio labirinto e as paredes. Além disso, os labirintos variam de cor. Todas essas sutilezas se juntam com as inovações da jogabilidade para deixar o estilo de Pac-man ainda mais frenético e acessível.

 

Por isto, vou resumir toda esta análise da seguinte forma: Ms Pac-man é nada mais que um Pac-man melhorado. Simples assim. Ms Pac-man é pura diversão para qualquer idade e estilo de jogador. Foi lançado para quase todas as plataformas existentes, então é bem acessível para jogar. Mas vou confessar a quem estiver lendo que meu sonho mesmo é pelo menos conhecer a máquina original desta maravilha. Quem sabe um dia? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário