sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Jornada Atari 2600 Edição 01: 1977, o Ano do Início

Começando a longa e aparentemente difícil jornada de Atari 2600, comecei com Air-Sea Battle. É um jogo de tiros no qual controlamos canhões submersos para derrubar aviões, vencendo o jogador que derrubar mais aeronaves. Extremamente sem graça, começando com o pé esquerdo a jornada, hahahahaha. 

Fun With Numbers é um jogo educativo que testa o jogador para as quatro operações básicas e é interessante notar como já naquela época havia uma preocupação em usar os jogos como ferramentas educativas, sendo também muito mais interessante que o Air-Sea Battle, por exemplo. Blackjack para mim não fez nenhum sentido porque eu sou um completo ignorante em jogos de baralho, mas me parece ser um jogo competente em sua proposta. 

Esta semana conheci também o título Combat, que é um jogo de tiro baseado em multiplayer sem a opção de um modo single player. Este tem várias opções de fases podendo ser um duelo de tanques de guerra ou entre aviões. Os controles dos tanques são meio pesados como esperado para um tanque de guerra, e os aviões têm um controle ágil e dinâmico. Os comandos são fáceis de aprender e a graça do jogo está em jogar com um amigo. Esse título me surpreendeu positivamente pelo ano em que foi lançado.
Combat e seu multiplayer baseado em placares.

Indy 500 é um jogo de corrida com visão superior, é mais um jogo voltado para o modo de dois jogadores, porém diferente de Combat, há como jogar sozinho, mas é um Time Trial somente. Minha jogatina foi muito dificultada por eu não ter o controle de direção do Atari 2600. As pistas não variam muito, mas este título tem o valor histórico de ser um dos primeiros jogos do gênero corrida. Outro jogo de corrida na semana foi Street Racer, que na verdade é mais um jogo de carros do que de corrida, sendo voltado para desviar de obstáculos somente. Mais um jogo focado no modo de dois jogadores, cansa facilmente com sua mecânica. Pode ficar bastante competitivo em dupla, mas ainda assim é um jogo de carros bem inferior ao Indy 500, por exemplo.

Esta coisa marrom em Star Ship é um asteróide.
Chegando a uma das boas surpresas que tive, Star Ship me impressionou em partes. É impressionante a quantidade de jogos baseados em tiros nesta época - não que hoje seja tão diferente, mas antigamente, no sentido proporcional das coisas, não haviam muitas opções fora dos shooters. Star Ship é uma interessante tentativa de tiro em primeira pessoa, com visão do cockpit de uma nave espacial atirando em aliens. O jogo tenta transmitir uma sensação de estar mesmo em um tiroteio espacial, tendo até que evitar asteróides. O defeito que percebi foi que o jogo dá uma congelada - um lag considerável - ao acertar um inimigo, como se o jogo estivesse processando a informação do tiro colidindo com o alien. Uma pena, pois acredito que este jogo seria um clássico se ele fosse mais ágil. Este problema faz com que ele fique cansativo rápido, porém senti respeito pelos programadores ao jogar um título que ambicionava algo a frente de seu próprio tempo e hardware.


O pebolim no Atari é cativante.
Surround foi tão ruim quanto Air-Sea Battle. Nele, cada jogador controla um quadrado que deixa um rastro na tela. Os quadrados se movimentam sozinhos e pontua quem tocar primeiro no rastro do outro. Tão sem graça quanto parece. Terminando a primeira parte da jornada, falo de Video Olympics. É um excelente jogo de esportes. É uma evolução do clássico Pong de arcade - leia a análise aqui. A Atari pegou a fórmula básica de Pong e a explorou em 50 variações diferentes, imitando outros esportes. Destaque extremamente positivo ao modo de futebol, que imita muito bem uma mesa de pebolim. As regras complexas dos esportes não foram traduzidas, porém isto era esperado e o jogo é muito divertido, com certeza um dos melhores do Atari 2600 para jogar em dupla.



Os primeiros jogos do Atari 2600 mostram um foco muito mais voltado para o modo de dois jogadores e competições. É raro nesta época o famoso single player. Os jogos ainda engatinhavam, mas é possível ver variações interessantes como jogos educativos, e o ambicioso Star Ship, que poderia ter sido um clássico. Percebi que esta Jornada não será fácil e nem curta, mas é possível se divertir muito no processo.

Destaque: Video Olympics
Piores momentos: Air-Sea Battle


Nenhum comentário:

Postar um comentário