sábado, 22 de outubro de 2016

Análise 19 - Zaxxon [Arcade]

Destes fliperamas antigos é difícil escolher o mais bonito
Continuando este informal especial sobre shooters de fliperama dos primórdios dos videogames, hoje falarei sobre Zaxxon, um jogo de tiro com naves lançado pela Sega em 1982. O nome do jogo em  si é diferente do normal, e é uma referência ao termo AXONometric projection - ou simplesmente projeção isométrica - que é o efeito gráfico de perspectiva, mostrando o eixo Z além dos tradicionais eixos X e Y. E sim, este foi o primeiro jogo na história a utilizar essa representação gráfica no visual.

As diferentes representações gráficas: repare a diferença de perspectiva entre
o ortográfico (padrão na maioria dos jogos da época) e o isométrico de Zaxxon.



Assim, logo ao iniciar o jogo percebe-se que era muito diferente de outros jogos da época: ao invés de ser em duas dimensões, Zaxxon tem um visual tridimensional isométrico, com uma sensação impressionante de profundidade dos cenários e eventos, passando uma noção de perspectiva. Nele, o jogador deve invadir fortalezas espaciais e atirar em múltiplos inimigos, tomando o cuidado de não ser abatido ou ficar sem combustível. 
A ação espacial mostra referência direta ao estilo Star Wars,
que estava no auge da popularidade
O efeito de perspectiva impressiona


Como esperado, o nível de desafio em Zaxxon é alto, e é realmente impressionante ver o jogo em ação. Os controles são um pouco difíceis de se acostumar, pois os inimigos e seus tiros são muito rápidos e a nave que controlamos nem tanto. Os cenários são cheios de obstáculos, aumentando a dificuldade, e leva um tempo até se acostumar com o controle da nave - nada muito absurdo. Para manter o combustível é preciso destruir tanques de combustível - padrão este que se tornaria lugar comum para vários jogos de tiro no futuro. 







Flyer retirado do site "The Arcade Flyer Archive"



Zaxxon foi muito bem recebido em sua época de lançamento, influenciando muitos jogos isométricos que viriam a ser fundamentais para o surgimento de jogos tridimensionais nas décadas de 80 e 90. Mesmo assim, não se tornou um título tão famoso quanto Space Invaders, Asteroids ou Pac-man. Acredito que isso se dá porque Zaxxon é bem mais difícil de aprender a jogar do que estes jogos mais famosos, e provavelmente jogar no fliperama deve sair bem caro. Vale muito a pena jogar se puder ter acesso a ele pelo MAME ou pela coletânea Sonic Genesis Ultimate Collection, no Xbox360 ou PS3, pois se você tiver o tempo e a possibilidade de tentar jogá-lo várias tentativas seguidas - e aprender a jogá-lo - encontrará um shooter muito bem feito e divertido, embora difícil.
  







O futuro nos convida a jogar Zaxxon - em 1982.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário