quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Monument Valley (Android)

Após um bom tempo sem postar, na última publicação que escrevi por aqui comentei sobre o que eu andava fazendo em relação aos videogames. Devido a uma rotina muito dinâmica, eu não tenho conseguido jogar com frequência em um console de mesa, me levando a recorrer mais ao celular, 3DS e ao notebook. Desse forma dei uma ressucitada na eshop do aparelho da terceira dimensão e na play store do meu celular. Entre ter voltado a jogar Pokémon Y visando pegar alguns monstrinhos de gerações antigas antes de migrar para a nova geração, eis que me lembrei da indicação do meu grande amigo Cassio e baixei Monument Valley.
 
Logo a princípio o que chama a atenção é o visual maravilhosamente desenhado com traços minimalistas mas sob perfeita medida com um uso no mínimo impressionante das cores e de toda a geometria, formando uma estética que nos prende à tela do aparelho logo de cara. Somado aos sons ambientais e climáticos dos cenários, a geometria remete diretamente ao estilo das pinturas de Escher, passando uma imagem de perspectiva que só vendo para crer.

Aqui nós controlamos os passos de uma garotinha chamada Ida por uma sequência de monumentos, ao final dos quais ela deve colocar objetos em diferentes altares. O jogo usa muito bem a tela de toque, bastando um simples toque de tela para que Ida ande na direção desejada, além de outros toques permitirem manipular o terreno resolvendo os mais variados e incríveis enigmas e puzzles fazendo uso da perspectiva e noções de profundidade. Aí está mais um aspecto difícil de se exprimir em um review, portanto só mesmo vendo e jogando. Monument Valley apresenta alguns extras e uma jornada, que embora curta, é absolutamente inesquecível. Vou deixar aqui algumas capturas de tela durante minha jogatina.


















Não posso recomendar Monument Valley o bastante. É um título marcante e envolvente com um charme todo único, valendo cada centavo investido na compra do download.


5 comentários:

  1. Esse jogo me marcou profundamente mesmo quando saiu. É mais poesia do que jogo em minha opinião :)
    Apesar de curto, vale cada minuto da experiência. O único ponto fraco, mas não é do jogo em si, é o fato de existirem agora inúmeros jogos de gráficos "simplistas" que tentam emular a mesma atmosfera, mas são de medianos pra baixo.
    Monument Valley é uma pérola que passa batida na comunidade gamer muitas vezes. Gostaria eu que viesse numa caixa e cartucho pra enfeitaar a estante!
    Grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Jogos criativos e ainda pra celular são poucos os que tiram um tempo pra falar a respeito. Gostei muito da página. Esse vou jogar na minha lista de jogos mobile quando tiver um smartphone decente.



    Obs: A Nação Cucamonga acabou, mas eu entrei em contato com eles e os caras deixaram eu republicar seu conteúdo antigo com direito a atualizações de algumas coisas. Eu também revesarei com conteúdo novo, é possível uma troca de links?

    O novo blog é: https://gameropolis3000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem vindo à página. Com certeza, será um prazer. Vou adicionar aqui na página.
      Abraço

      Excluir
  3. Muito bonito
    Fica clara a inspiração em Maurits Cornelis Escher

    Abs

    ResponderExcluir