quinta-feira, 2 de abril de 2015

Análise 02: The Legend of Zelda [NES]



Para este blogueiro, The Legend of Zelda é um jogo difícil de falar a respeito. Zelda é uma série absurdamente popular e realmente não há como ficar neutro quanto a esses jogos. Portanto, vou buscar passar um ponto de vista sobre este jogo de uma forma que já não tenha sido discutida exaustivamente. Ou mesmo que não consiga isto, vou buscar analisar estes aspectos por um outro ângulo. Prossigamos, pois, à nossa análise.
 

Produzido por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, foi lançado para Famicom em 1986, chegando aos EUA em 1987. Assim como Super Mario Bros. fez com o side scrolling, Legend of Zelda é famoso por ser o primeiro cartucho de videogame a incluir uma bateria de save. Trata-se de um jogo de ação e aventura com um mundo aberto e progressão não linear. Nele, o protagonista Link está incumbido da missão de salvar a princesa Zelda, e para tanto ele necessita juntar as 8 partes da Triforce para enfrentar o vilão Ganon, cumprindo assim sua jornada.

O jogo apresenta o reino de Hyrule por meio de um ângulo visto de cima, e à espera do jogador estarão os mais diversos ambientes, desde cavernas, quedas d’água e montanhas, até grandes planícies, cemitérios e uma área costeira. Cada canto do mapa – que é enorme – está repleto de segredos e o jogo sempre estimula aquela deliciosa sensação de mistério e de que há sempre algo mais a se descobrir. A progressão da aventura ocorre por meio dos calabouços, ou dungeons para os mais modernos. 
 

Cada calabouço contém itens a se adquirir e quebra-cabeças divertidíssimos de se resolver para poder progredir. Os itens variam desde bumerangue, arco e flecha, até bombas. Cabe, portanto, à criatividade do jogador descobrir como usar cada um da melhor forma. A história de Zelda é bastante detalhada no manual do jogo, mas o jogo em si não dá tantas evidências dos acontecimentos. Porém isso realmente acaba sendo um ponto forte, pois os personagens que surgem ao longo da saga dão dicas ou citações esparsas sobre onde ir e o que fazer. Tudo parece meio raso no início, pois as falas são curtas e simples. Porém minha impressão é de que esse contraponto, esse aparente silêncio, serve para deixar a experiência mais profunda e imersiva. Minha imaginação voou alto com este jogo, e eu acredito que se houvessem mais falas, talvez minha experiência teria sido menos imaginativa e épica.


Aliás, tudo neste jogo tem um senso de épico muito forte: os gráficos detalhados dos inimigos, chefes, itens e localidades, são convincentes e complementam bem a experiência, tornando-a mais empolgante. Mais épico ainda é todo o áudio. Desde o início, o som que a espada faz ao lançar o raio de energia (quando o Link está com a energia completa) até a trilha sonora dos Campos de Hyrule e o tema dos calabouços, tudo leva o jogador a se sentir na pele do Link e continuar a tentar explorar de tudo no mundo de jogo. Os controles são perfeitos, e nunca acontece uma morte por falha de comando. Portanto, sempre que nosso herói morrer, a culpa será exclusiva do ilustre jogador. J  O jogo é longo e não linear, podendo ser escolhida a ordem das dungeons, entre outras coisas. Portanto, é possível finalizar o jogo de modos diferentes. Após o final, o jogador terá uma grata surpresa. Talvez o leitor saiba, porém não vou citar aqui qual é. Descubra jogando! 

 

Sem o uso de guias e mapas, o jogador será exigido. Eu, pessoalmente, fiz uso de mapa e desaconselho todos a fazerem isto. Ao invés disso, será muito mais divertido montar seu próprio mapa conforme explora o mundão de Hyrule, tomando notas quando necessário. Dessa forma, a experiência será completamente recompensadora. A sensação de progressão não linear e de descobrir os segredos do reino são incríveis e valem cada minuto investido.
 
O início de uma das maiores e melhores séries de jogos da Nintendo, e mesmo entre toda a história dos jogos eletrônicos, The Legend of Zelda em minha opinião representa (junto com alguns poucos diamantes) o zênite do que o gênero adventure pode ser. É um título importantíssimo, que inspirou toda uma legião de títulos, desde a saga Neutopia de PC Engine (recomendada pelo meu grande amigo Cassio), a série Ys, o épico Beyond Oasis para Mega Drive/Sega CD, e jogos mais recentes, como Shadow of Colossus, Dark Souls, entre tantos outros.

Ocorre, porém, que terminei de fato poucos jogos da série. Por isso resolvi jogá-la desde o início, ignorando a timeline absolutamente insana que a Nintendo divulgou sobre a série. Seguirei a timeline na ordem correta em outra ocasião. Desta vez, comecei pelas origens no NES, onde a série já começava de forma ambiciosa. O jogo é de 1986 e posso afirmar que já era um dos jogos mais impressionantes que o NES teria em seu ciclo. As dungeons são uma maravilha de se explorar já neste primeiro episódio, a trilha sonora, apesar de pouco variada, é de uma qualidade extrema, eternizando o tema de Hyrule Field... Os controles são simples e altamente eficazes, e os itens variados. 

A curva de aprendizagem é recompensadora para o jogador dedicado e para se dar bem, é preciso estratégia e estar sempre atento. Mesmo os inimigos mais fracos podem complicar as coisas, tirando mais energia do que o jogador planejaria – tornando Hyrule um lugar selvagem e inóspito. E essa é uma das grandes virtudes deste belo open world. O jogo é impiedoso e com alto nível de dificuldade para os dias atuais – nem sei quantas vezes vi a tela de game over! Apesar disso, é constante a sensação de satisfação ao conseguir um novo segredo, um novo item... Um mundo de jogo enorme e cheio de segredos aguarda o jogador. A apresentação estética deste jogo fica, obviamente, devendo para os Zeldas mais recentes, porém LoZ ainda é um clássico que vale a pena ser jogado. 



Um comentário:

  1. Adoro ler suas referências a outros títulos :). Como já falamos, o primeiro Zelda e o primeiro Mario Bros são verdadeiras aulas de gamedesign, por todos os pontos que você levantou e outros mais certamente!
    Agora, o próximo, Zelda 2, esse é esquisitão mas eu adoro - pela coragem de romper com o pré-estabelecido, e pela música de Dungeon fantástica - além do fato dos nomes das cidades serem os nomes [SPOILER] dos 7 sages no OoT :).
    Ok, é pra falar de Zelda? A coisa vai longe.
    Ancioso para ler mais desventuras suas na série!

    ResponderExcluir