quinta-feira, 26 de março de 2015

A Evolução dos Jogos: Sidescrolling 2D

Super Mario Bros. para Nintendinho é frequentemente lembrado como o título que levou os jogos eletrônicos para um novo patamar utilizando uma série de inovações. Dentre as grandes contribuições da primeira aventura do encanador, sempre cita-se o sidescrooling lateral em 2D. De fato, SMB popularizou e muito este recurso visual, porém foi o primeiro a lançar mão da tecnologia?

Na década de 1980, a indústria dos jogos eletrônicos passou por grandes dificuldades com o crash norte-americano dos videogames em 1983. Além da questão financeira envolvida, os jogos eletrônicos ainda buscavam seu lugar e sua identidade, bem como seu público. Neste período, os recursos ainda eram bastante limitados em termos de animação e recursos visuais, de armazenamento e todo o resto.

A capacidade artística dos desenvolvedores foi levada aos limites em tais condições, fato este que também podemos observar em outras formas de expressão e arte, como teatro, cinema, música, artes plásticas, escrita, entre outros. Dentre os recursos explorados, o efeito sidescrolling na época ainda estava em ascenção. Mas o que é o sidescrolling?

De acordo com as definições formais da Wikipedia e da Techopedia, o sidescrolling é um recurso no qual a câmera do jogo move-se ativamente conforme o personagem se desloca, passando uma sensação de continuidade da movimentação no jogo. Diferente, por exemplo, de jogos como Pac-Man, Pitfall, Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e outros, nos quais a ação era restrita a uma única tela estática, que mudava completamente ao passar de fase, como se fosse uma página virada em um livro, ou uma troca de slide em retroprojetores.

 Reparem como as telas mudavam de forma estática, conforme descrevi antes.

Apesar de a maioria lembrar sempre de SMB ao citar o sidescrolling, já existiam antes de 1985 jogos que apresentavam essa tecnologia:  Defender (1980), Rally-X (1980), Jump Bug (1981), Scramble (1981), Moon Patrol (1982), Pac-Land (1984), Kung Fu Master (1984), Karateka (1984), ExciteBike (1985), Gradius (1985) e Thexder (1985).





Defender (1980)

Jump Bug (1981 - não consegui achar um vídeo...)

Rally-X (1980)






 
Scramble (1981)



Moon Patrol (1982)


Pac-Land (1984)


Kung Fu Master (1984)



 
Karateka (1984)


ExciteBike (1985)

Gradius (1985 - no vídeo, a versão de NES, de 1986)

Thexder (1985)



Estes títulos carregam o valor histórico de apresentar ao mundo o efeito visual de side-scrolling, passando sensação de progressão pelo mundo de jogo e alcançando um novo patamar de autenticidade e cada vez mais os videogames mostravam objetivos e eventos mais complexos. Embora SMB não tenha sido o pioneiro a apresentar tal recurso, ele foi muito importante em sua popularização e o consolidou como a principal tendência gráfica a ser seguida por outros títulos por muitos anos. Mesmo hoje em dia essa influência ainda é vista, tendo mudado de maneira permanente os jogos de plataforma e os videogames como um todo.

Jogatina de SMB. Esse cara é meio mito, hein... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário