domingo, 26 de março de 2017

Análise 53 - Rally-X [Arcade]


Após mais uma sequência de dias de trabalho, sigo com mais um post, dessa vez trazendo um jogo não tão conhecido que citei em uma outra postagem no início da vida do blog. Rally-X foi produzido pela Namco e lançado no mundo ocidental pela Midway em 1981. 



Nele controlamos um carrinho em um labirinto com visão aérea, aos moldes de Pac-man, devendo evitar os carros vermelhos que a todo momento tentam colidir com o veículo, além de evitar bater nas pedras. Ao sobreviver,  temos de pegar todas as bandeiras espalhadas pela pista antes que o tempo limite acabe. Parece bastante com Pac-man, mas Rally-X tem traços suficientes para se diferenciar do outro clássico da Namco dessa época. Sim, eu disse outro, e isso já entrega ao leitor a ideia de que este é um ótimo jogo.
 

Este foi um dos primeiros jogos a ter uma trilha sonora tocando ao fundo da jogatina, além de ter trazido a inovação do side scrolling. Assim não estamos restritos a uma única tela mas sim a um espaço maior que podemos explorar de forma dinâmica, sem as limitações e sem a burocracia de estar sempre trocando de tela. Dessa forma, o jogo simplesmente flui, trazendo dinamismo e adicionando suspense à jogada. Temos à disposição também um mapa da tela, que mostra nossa localização, as bandeiras e os inimigos. Contudo, ele não nos entrega o layout do labirinto nem o local das pedras a evitar, aumentando o desafio. Além de fugir dos outros carros, é possível despistar os perseguidores usando cortinas de fumaça liberadas pelo veículo. 


Os gráficos são simples e coloridos, cumprindo bem o papel de deixar bem claro o que são obstáculos e o que não é. Os sons são bem simples, avançados para a época mas bem primitivos se comparados à geração 8-bits. O jeito arcade desse jogo funciona muito bem para envolver o jogador, com partidas rápidas e extremamente divertidas, lembrando muito o clássico Pac-man, mas com suas próprias características. Os controles são ótimos,com excelente resposta. Caçar bandeiras é mais divertido do que parece a uma primeira vista. Rally-X é parte da evolução dos videogames em seus primórdios e vale a pena ser jogado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário