domingo, 3 de julho de 2016

Análise 10 - Donkey Kong Jr [NES]

Pouco depois do primeiro Donkey Kong, a Nintendo lançou para fliperamas a sequência Donkey Kong Jr em 1982. Mais uma criação encabeçada por Shigeru Miyamoto, foi lançado para as mais diversas plataformas na época, como Atari 2600, Intellivision, e mais notavelmente, o NES.


Donkey Kong Jr é um título que há muito tempo venho tendo referências dos mais diversos tipos, sendo a primeira vez em 2003 (o tempo voa!) jogando Super Smash Bros. Melee nos troféus do jogo. Anos depois em 2011, de forma "gratuita" assim como o Super Mario Bros. no 3DS pelo programa Ambassadors do 3DS. Esta é uma sequência inovadora ao clássico Donkey Kong de um modo que não vemos hoje em dia, pois aqui os papéis são invertidos e desta vez Mario prendeu Donkey Kong como vingança por ter sequestrado Pauline. Cabe a Donkey Kong Jr, seu filho, salvá-lo. 

 

Assim como o anterior, é um jogo de plataformas sem side scrolling. Nele, DKjr pracisa saltar por cipós, escalar obstáculos, até chegar na jaula em que Mario prendeu DK. No caminho, o jogador passa por uma série de inimigos que são derrotados ao derrubar frutas sobre eles. Para isto, é preciso subir nos cipós e derrubar as frutas no tempo certo. A velocidade de escalada ou descida depende do posicionamento do personagem. 
Quando está segurando um único cipó, a escalada é mais lenta e a descida é rápida, e quando se segura dois cipós ocorre o contrário, com uma subida rápida e uma descida lenta. Esta variação na mecânica do jogo gera a necessidade de planejar os movimentos de forma estratégica, calculando o tempo necessário para cada ação, seja para evitar inimigos ou para derrotá-los e acumular pontos. 
O visual de Donkey Kong Jr se destaca.

Os controles em Donkey Kong Jr são muito melhores que no primeiro jogo, tornando a diversão muito mais satisfatória e completa. Os gráficos são mais detalhados e o áudio é melhor também. A premissa e mecânica do jogo também mostram importantes avanços. Embora ainda siga aquele modelo de chegar ao final da fase, durante o caminho o jogador precisa pensar e há mais de uma maneira de passar pelas fases, revelando um jogo mais evoluído e complexo que o anterior.

Infelizmente, o personagem Donkey Kong Jr ficaria sumido por muitos anos até ser um personagem jogável no Super Mario Kart de Super NES, ficando completamente sumido desde então. E mesmo depois de tanto tempo, vale a pena jogar DKjr? Sem dúvidas é um jogo muito divertido para todos, com um apelo universal familiar aos jogos encabeçados pelo mestre Miyamoto. Donkey Kong Jr é um daqueles exemplos de como uma boa sequência deve ser: manteve as bases sólidas do original e as melhorou em todos os aspectos. Um jogo clássico realmente memorável que vale a pena ser jogado e que recomendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário