sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Retrospectiva 06: Blogs de Retro Gaming que você precisa conhecer (2017)

Este segundo semestre ficou meio devagar no blog, mas não esqueci dele. Muito pelo contrário. Há tempos estou com vontade de fazer esta postagem, e devido ao tempo absurdamente limitado esse semestre, tenho escrito em doses homeopáticas o rascunho deste texto, aos poucos mesmo. Aqui, resolvi fazer um apanhado dos blogs de jogos antigos mais interessantes que eu conheço. Talvez eu faça alguma injustiça e deixe de citar algum outro excelente blog, mas eu levei em conta as publicações que eu conhecia. Portanto se algum dos visitantes sentir falta de algum bom nome, por favor me digam que corrigirei a falha... Vamos então relembrar os blogs de retro gaming que você precisa conhecer.

Ulisses 8 bits
Talvez seja redundante dizer isto dos blogs desta lista, mas o U-8bits é claramente um blog escrito com amor. Há uma paixão latente pelos jogos de videogame como um todo, especialmente pelos mais antigos da década de 80. Especial destaque para as matérias de análise de publicações de revistas antigas. Tratam-se de verdadeiros registros da história dos videogames em língua portuguesa, e com muita qualidade. Uma verdadeira viagem no tempo, porém como disse antes, talvez isto seja redundante nesta lista.

Shugames
Blog com um bom tempo de estrada, é autoria de um dos antigos membros do site Gagá Games, o Cosmão. O grande diferencial do Shugames são os detonados e os especiais absolutamente detalhados e lotados de informações. Textos da melhor qualidade e um visual das postagens que remete diretamente às melhores revistas de jogos dos anos 90 tornam o Shugames uma parada obrigatória para qualquer um que tenha o mais remoto interesse por jogos antigos.

Aqui está um blog de retro gaming com MUITA personalidade própria. Os textos são ácidos, o negócio é rock n' roll mesmo. Como a própria descrição do blog diz, é para quem tem barba na cara... O charme do Nação Cucamonga é a fina ironia de alguns textos em suas análises detalhadas de jogos muitas vezes desconhecidos do grande público. Bom, pelo menos pra mim desconhecidos... Não satisfeito, o Doc Cucamonga ainda apresenta alguns reviews de discos clássicos do rock. Coisa fina mesmo. Enfim, é um blog adorável, leia hoje mesmo!

Acabei conhecendo este aqui meio que por acaso. O Supergame Retro fala de quase todas as gerações seja com análises ou retrospectivas. Por meio de um texto muito bem escrito ele ilustra bem os clássicos de outrora. Cito como maiores destaques as excelentes matérias sobre os jogos com melhores gráficos do Super NES e do Mega Drive. 

Escrito pelo J.F. Yoz, é um blog no mínimo peculiar no qual o autor, como o próprio nome sugere, desconstrói jogos, dissecando e colocando uma lente de aumento sobre os clássicos. É preciso ler para crer na absurda profundidade com que esse camarada trata os jogos em suas postagens. Extremamente bem escritas e informativas, suas postagens são um verdadeiro show de segredos dos videogames. Impressionante mesmo... Hoje em dia ele também tem seu canal no YouTube, complementado pelo próprio blog. Destaque mais do que especial para as excelentes matérias sobre Top Gear e Mario Kart 64. 

Retroplayers
Este aqui está muito mais para um site completo que um blog. Não faltam análises detalhadas, notícias, vídeos de reviews... Tudo muito bem produzido e com aquele clima fantástico dos anos 90 e suas saudosas revistas. 

É um blog que anda lado a lado com o canal do YouTube do dom Juanito. Como o nome sugere, é um blog baseado no SNES (meu console favorito) e é absurdamente completo. Sério mesmo, é um sonho para quem gosta do Super Nintendo. O cara manda bem demais... Canal épico para os fãs de SNES.

O gagá games foi um verdadeiro catalisador em sua época. A maioria dos blogs de jogos antigos tem alguma influência deste site (alguns deles escritos por seus antigos membros), e embora não seja atualizado com frequência, tem um registro maravilhoso de literatura retro gamer. Para ler até encher o saco mesmo... Especial menção aos diários de bordo (mistura de detonado com relatório de jogatinas) e para as cruzadas, nas quais os colunistas Gagá e Piga jogavam todos os jogos do catálogo de algum console clássico (destaque para as cruzadas de Master System e jaguar). Enfim, um site velho que merece ser lido e relido.

Blog do meu amigo Cássio que também escreveu no Gagá Games na década de 90 (hahaha). O junk tech tem uma abordagem um pouco mais metafísica dos jogos antigos e um texto cabeça bem diferente do habitual nos blogs e canais da vida. Embora tenha pouco texto no momento, fica a recomendação pela qualidade do texto e seus temas ímpares. Recomendadíssimo.

Mais uma recomendação que está mais para um site do que para um blog, a Locadora é fonte de textos que pegam bem na veia da nostalgia. Escrito pelo Ivo, que além de ter ótima memória, tem muita gratidão por bons momentos da vida. Como resultado seus textos transbordam uma nostalgia bruta e verdadeira que vai fazer você lembrar do primeiro videogame e de suas amizades na infância. Textos muito bem estruturados que vão com certeza manter sua atenção. 

*

Esses foram alguns dos blogs de jogos antigos que pude lembrar para fazer este apanhado. Qualquer um deles será uma excelente leitura, pois são todos escritos com o maior capricho.


4 comentários:

  1. Obrigado pela citação, Lucas. Valeu mesmo. Eu fico muito feliz que um post meu possa eventualmente entreter ou trazer algum tipo de informação legal para outras pessoas. E dos citados acima eu só não conhecia o Junk Tech. Vou dar uma olhada. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a inclusão na lista, caro amigo Lucas! De fato, o blog anda parado... E, naturalmente, não há desculpas para isso!
    Por mais que seja recursivo, cadê a citação de seu próprio blog nele mesmo? Pecisa aprender a ser mais cara de pau como o Gagá!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pow cara, agradeço de coração pelas palavras e indicação =) De coração mesmo!
    Acho que que mais falarmos de games e nossas histórias é manter essa reciprocidade entre a gente. E já estou adicionando os que não conhecia aqui no favoritos para visitar.
    Obrigado novamente. Grande abraço Ivo.

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos, nenhuma descrição faz jus ao blog dos senhores. É um prazer escrever aqui e foi muito legal reler os blogs de vocês para descrever cada um!

    ResponderExcluir