sábado, 23 de dezembro de 2017

Retrospectiva 07 - O que joguei em 2017

Chega o final do ano e é tempo de relembrar os jogos que jogamos ao longo de 2017. Aqui não vou citar os jogos de Atari 2600 nem os títulos que analisei senão a coisa ficaria muito repetitiva. Resolvi, como sempre que faço essa retrospectiva, focar em coisas que joguei mas não citei aqui no blog. Esta retrospectiva é parte do meme "O que você jogou este ano" do excelente blog Marvox Brasil. 

Super Mario Galaxy  (Wii)

É um senhor jogo, que já joguei ano passado mas que continuei esse ano, apesar do pouco tempo que tive para explorar esse título a fundo. Parece repetitivo comentar , mas eu reforço tudo o que comentei sobre ele ano passado: gráficos perfeitos, trilha sonora inesquecível e um divertidíssimo uso do wiimote fazem deste meu jogo favorito do Wii  (e de toda a geração passada) até o momento. Ainda não peguei as 120 estrelas porque o tempo para jogá-lo ficou meio limitado. Mas eu ainda não desisti do desafio de pegar toas as estrelas...
Uma das muitas qualidades de Galaxy é ter algumas das melhores lutas contra chefes...
Knights of Pen and Paper (Android)

Uma verdadeira homenagem aos rpgs com muito bom humor e lotado de referências, KPP é um jogo de ar leve e descontraído que me divertiu muito entre momentos de espera entre um serviço e outro.

Beyond Two Souls  (PS3)

Este adventure exclusivo do ps3 foi criado pelo mesmo estúdio responsável pelo aclamado Heavy Rain. O carro chefe desse jogo é uma história profunda que mistura espiritualidade e ficção científica de forma magistral. A captura de movimentos e expressões faciais dos atores é primorosa e passa o clima de estarmos controlando uma super produção cinematográfica estrelando Ellen Page e Willem Dafoe. A dublagem é sensacional e a história, não linear, tem momentos inacreditáveis. Joguei com minha esposa no coop e curtimos muito cada minuto do jogo. É um jogo curto e com uma jogabilidade falha em alguns momentos, mas suas qualidades superam muito seus defeitos. Beyond Two Souls é um jogo inesquecível.

A fuga de trem é um dos momentos mais incríveis deste impressionante adventure.

The Lord of the Rings: Return of the King (GameCube)

Eu sou um admirador confesso da mitologia criada por Tolkien e seus personagens da Terra Média. O Senhor dos Anéis é meu livro favorito de toda a vida, e as excelentes adaptações para o cinema também são meus filmes favoritos (ultrapassando até mesmo O Rei Leão e Forrest Gump em minha preferência pessoal). Na época que este jogo saiu, eu era maluco para jogá-lo. Eu via nas revistas da época e achava sensacionais os gráficos... depois de adulto agora pude conhecer este jogo e não me arrependi. É um hack and slash muito bem feito, estilo Gauntlet. Joguei em coop com minha esposa e nos divertimos absurdamente. O jogo tem uma boa diversidade de fases e é muito fiel ao filme  (e por consequência aos livros também) e o coop é empolgante. Passa todo aquele clima de aventura medieval que a obra original transmite tão bem. Esse título é bastante desafiador, e várias vezes quase desistimos. O carisma de cada personagem e o excelente clima do jogo, no entanto, nos prenderam a ele até o final. É muito gratificante chegar do trabalho após um dia cheio, e depois de jantar ouvir a esposa dizer "E aí, vamos matar uns orcs?". E lá íamos nós matando orcs e curtindo cada momento. Pelo jogo em si que é super bem feito e pelos momentos divertidos no coop com minha esposa, esse foi um dos jogos que mais me marcaram esse ano.

Return of the King prima pela fidelidade ao mundo de Tolkien retratado nos filmes de Peter Jackson e Cia.

Yu-Gi-Oh! Worldwide Edition (GBA)

Aí está uma franquia da qual sempre gostei. Na época do lançamento eu sempre quis jogar, mas não tinha um GBA. Problema resolvido com o excelente visualboy advance para Android. Aqui as regras do card game são seguidas à risca nesse excelente simulador do jogo original. A variedade de cartas é enorme... O começo é um pouco difícil, mas progredindo um pouco mais nos duelos o deck tende a ficar mais equilibrado, facilitando muito a progressão. As muitas opções disponíveis garantem um alto fator replay em um formato excelente para um jogo portátil. O único defeito é o som, muito abaixo da média além de as músicas serem muito genéricas. Mesmo assim, é só deixar as coisas no mudo e se divertir com as cartas até enjoar. Gostei muito de ter jogado este aqui.

MotorStorm (PS3)

Mais uma que jogamos juntos aqui em casa. Até conhecer MotorStorm, o único jogo de corrida que minha esposa curtia era Mario Kart. Quando começamos MotorStorm, contudo, isso mudou. A diversidade de veículos e os cenários offroad garantem momentos dignos de um Mad Max da vida. Os tempos de loading são meio demorados, mas a excelente trilha sonora, bons gráficos e diversão desenfreada nos prenderam interessados no jogo por mais tempo. Jogar no meio de uma corrida insana revezando o controle com a esposa ouvindo Before I Forget do Slipknot ao fundo foi um dos ótimos momentos de jogatina aqui em casa esse ano. 

Rain God Mesa é uma das melhores pistas do jogo.

Crazy Taxi (Android)

A Sega acertou bonito com essa versão de Crazy Taxi. Joguei pelo Android e me surpreendi como o jogo funciona bem na tela de toque. O modelo de corridas desse jogo funciona incrivelmente para uma jogatina portátil. Apesar de alguns bugs irritantes aqui e ali, a adaptação é primorosa em todos os aspectos, mantendo até a empolgante trilha sonora do original de Dreamcast, com The Offspring, Bad Religion e tudo...
Este aqui salvou nas horas de espera ao longo do ano...


Mario Party 2 ( Nintendo 64) / Mario Party 5 (Gamecube)

A famosa série de jogos de tabuleiro multiplayer é um estouro desde o primeiro jogo lançado lá em 1999. A fórmula competitiva mais o componente de sorte desses jogos faz com que eles não envelheçam. Esse ano minha esposa e eu jogamos desde janeiro, sempre uma partida em algum raro final de semana livre. Jogamos tanto o segundo quanto o quinto, até o momento meus favoritos dessa série (ainda não pude jogar todos). Recomendadíssimos.

Meu Mario Party favorito no Nintendo 64

Até aqui só joguei o quinto no Gamecube
New Super Mario Bros. Wii (Wii)

A sequência do ótimo New Super Mario Bros de Nintendo DS (que joguei lá em 2013) parece exatamente o que o título sugere: uma versão aumentada e aprimorada para o Wii. Diferente do original, no qual o multiplayer é um ótimo extra, aqui ele é parte integral da experiência, pois aqui finalmente temos o verdadeiro multiplayer que desde Super Mario World todos queriam ver: um modo cooperativo com um a quatro jogadores na mesma fase. Eu já esperava um bom jogo, mas não imaginava que um multiplayer coop em um Mario 2D poderia ser tão divertido.



*

O ano de 2017 aqui no blog me deixou muito satisfeito, apesar do segundo semestre ter sido meio devagar. Foi possível publicar muita coisa que eu tinha em mente para esse espaço. Apesar de eu ter jogado muitos títulos diferentes, em poucos deles pude me aprofundar como antigamente eu podia fazer. Este ano foram realmente válvulas de escape, mas sem muito aprofundamento. Minha meta para 2018 é jogar menos títulos diferentes, porém com um maior envolvimento. A todos que acompanharam este blog em 2017, desejo uma excelente entrada de ano em todos os sentidos. Que venha 2018!


Imagem inline 1



Arquivos do Woo [CyberWoo]--------------------www.arquivosdowoo.com.br
Blog Desocupado [Paulo Victor]------------------ http://des-ocupado.blogspot.com.br
Blog MarvoxBrasil [Marvox]------------------------ http://marvoxbrasil.wordpress.com
Gamer Caduco [Caduco]--------------------------- http://gamercaduco.com
Gamerníaco [Eduardo Farnezi]------------------- http://gamerniaco.wordpress.com
GebirgeBR [Gebirge]------------------------------- www.youtube.com/GebirgeBR
Jogatinas Saudáveis [Rodrigo Vigia]------------- www.youtube.com/vigiabr
Jornada Gamer [UsoppBR]------------------------ http://alvanista.com/nostallgiabr
Locadora Resident Ivo [Ivo Ornelas]------------- www.locadoraresidentivo.com
Old Magus Pub [Lucas Vinicio]-------------------- http://oldmaguspub.blogspot.com.br
QG Master [Marcos Vieira Machado]------------ http://qgmaster.blogspot.com.br
U-8Bits [Ulisses 8 Bits]---------------------------- http://ulisses8bits.blogspot.com.br
Vão Jogar! [Rafael "Tchulanguero" Paes]------ https://vaojogar.com.br
Vão Jogar! [Rodrigo Borges]---------------------- http://vaojogar.com.br
Vão Jogar! [Somari]-------------------------------- https://vaojogar.com.br
Vão Jogar! [sucodelarAngela]-------------------- http://vaojogar.com.br
Videogames com Cerveja [Felipe B. Barbosa]--- http://www.vgscomcerveja.com.br



sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Retrospectiva 06: Blogs de Retro Gaming que você precisa conhecer (2017)

Este segundo semestre ficou meio devagar no blog, mas não esqueci dele. Muito pelo contrário. Há tempos estou com vontade de fazer esta postagem, e devido ao tempo absurdamente limitado esse semestre, tenho escrito em doses homeopáticas o rascunho deste texto, aos poucos mesmo. Aqui, resolvi fazer um apanhado dos blogs de jogos antigos mais interessantes que eu conheço. Talvez eu faça alguma injustiça e deixe de citar algum outro excelente blog, mas eu levei em conta as publicações que eu conhecia. Portanto se algum dos visitantes sentir falta de algum bom nome, por favor me digam que corrigirei a falha... Vamos então relembrar os blogs de retro gaming que você precisa conhecer.

Ulisses 8 bits
Talvez seja redundante dizer isto dos blogs desta lista, mas o U-8bits é claramente um blog escrito com amor. Há uma paixão latente pelos jogos de videogame como um todo, especialmente pelos mais antigos da década de 80. Especial destaque para as matérias de análise de publicações de revistas antigas. Tratam-se de verdadeiros registros da história dos videogames em língua portuguesa, e com muita qualidade. Uma verdadeira viagem no tempo, porém como disse antes, talvez isto seja redundante nesta lista.

Shugames
Blog com um bom tempo de estrada, é autoria de um dos antigos membros do site Gagá Games, o Cosmão. O grande diferencial do Shugames são os detonados e os especiais absolutamente detalhados e lotados de informações. Textos da melhor qualidade e um visual das postagens que remete diretamente às melhores revistas de jogos dos anos 90 tornam o Shugames uma parada obrigatória para qualquer um que tenha o mais remoto interesse por jogos antigos.

Aqui está um blog de retro gaming com MUITA personalidade própria. Os textos são ácidos, o negócio é rock n' roll mesmo. Como a própria descrição do blog diz, é para quem tem barba na cara... O charme do Nação Cucamonga é a fina ironia de alguns textos em suas análises detalhadas de jogos muitas vezes desconhecidos do grande público. Bom, pelo menos pra mim desconhecidos... Não satisfeito, o Doc Cucamonga ainda apresenta alguns reviews de discos clássicos do rock. Coisa fina mesmo. Enfim, é um blog adorável, leia hoje mesmo!

Acabei conhecendo este aqui meio que por acaso. O Supergame Retro fala de quase todas as gerações seja com análises ou retrospectivas. Por meio de um texto muito bem escrito ele ilustra bem os clássicos de outrora. Cito como maiores destaques as excelentes matérias sobre os jogos com melhores gráficos do Super NES e do Mega Drive. 

Escrito pelo J.F. Yoz, é um blog no mínimo peculiar no qual o autor, como o próprio nome sugere, desconstrói jogos, dissecando e colocando uma lente de aumento sobre os clássicos. É preciso ler para crer na absurda profundidade com que esse camarada trata os jogos em suas postagens. Extremamente bem escritas e informativas, suas postagens são um verdadeiro show de segredos dos videogames. Impressionante mesmo... Hoje em dia ele também tem seu canal no YouTube, complementado pelo próprio blog. Destaque mais do que especial para as excelentes matérias sobre Top Gear e Mario Kart 64. 

Retroplayers
Este aqui está muito mais para um site completo que um blog. Não faltam análises detalhadas, notícias, vídeos de reviews... Tudo muito bem produzido e com aquele clima fantástico dos anos 90 e suas saudosas revistas. 

É um blog que anda lado a lado com o canal do YouTube do dom Juanito. Como o nome sugere, é um blog baseado no SNES (meu console favorito) e é absurdamente completo. Sério mesmo, é um sonho para quem gosta do Super Nintendo. O cara manda bem demais... Canal épico para os fãs de SNES.

O gagá games foi um verdadeiro catalisador em sua época. A maioria dos blogs de jogos antigos tem alguma influência deste site (alguns deles escritos por seus antigos membros), e embora não seja atualizado com frequência, tem um registro maravilhoso de literatura retro gamer. Para ler até encher o saco mesmo... Especial menção aos diários de bordo (mistura de detonado com relatório de jogatinas) e para as cruzadas, nas quais os colunistas Gagá e Piga jogavam todos os jogos do catálogo de algum console clássico (destaque para as cruzadas de Master System e jaguar). Enfim, um site velho que merece ser lido e relido.

Blog do meu amigo Cássio que também escreveu no Gagá Games na década de 90 (hahaha). O junk tech tem uma abordagem um pouco mais metafísica dos jogos antigos e um texto cabeça bem diferente do habitual nos blogs e canais da vida. Embora tenha pouco texto no momento, fica a recomendação pela qualidade do texto e seus temas ímpares. Recomendadíssimo.

Mais uma recomendação que está mais para um site do que para um blog, a Locadora é fonte de textos que pegam bem na veia da nostalgia. Escrito pelo Ivo, que além de ter ótima memória, tem muita gratidão por bons momentos da vida. Como resultado seus textos transbordam uma nostalgia bruta e verdadeira que vai fazer você lembrar do primeiro videogame e de suas amizades na infância. Textos muito bem estruturados que vão com certeza manter sua atenção. 

*

Esses foram alguns dos blogs de jogos antigos que pude lembrar para fazer este apanhado. Qualquer um deles será uma excelente leitura, pois são todos escritos com o maior capricho.