domingo, 26 de junho de 2016

Análise 09 - Donkey Kong [Arcade]

Em 1981 ocorreu este grande ponto de virada para os jogos eletrônicos: no mesmo ano em que Defender chegou aos fliperamas e não muito tempo depois que Pac-man começou a se tornar febre mundial, Donkey Kong tornou-se o primeiro jogo eletrônico da Nintendo a fazer sucesso mundialmente. Mais do que isso, foi o primeiríssimo jogo estrelando o personagem Mario, que é até hoje o maior símbolo da Nintendo. Naqueles tempos, conhecido apenas como "jumping man", seu objetivo era resgatar a donzela Pauline das garras do gorilão Donkey Kong em uma clara alusão ao filme King Kong. O Jumpman também lembra muito o personagem Popeye.
Ao começar o jogo, somos apresentados a uma cena na qual o gorilão sobe um pátio de obras carregando a donzela Pauline, e ao alcançar o nível superior do cenário, o vilão leva a garota para uma área ainda mais elevada, frustrando o jumping man. Isto sucessivamente até o final. Para tanto, o jumping man precisa subir os cenários evitando os barris jogados por Donkey Kong em cenários que lembram muito construções em obras. Este é um dos primeiros jogos a apresentar uma história ocorrendo, com um começo, motivo e final, dando um propósito à jogatina, por mais simples que fosse.
Mesmo simples, Donkey Kong apresentava uma trama já em 1981.

A jogabilidade de plataforma 2D foi popularizada neste jogo, definindo bases que seriam melhor trabalhadas anos mais tarde em jogos como Super Mario Bros. Embora Donkey Kong no Arcade não seja tão lembrado e reconhecido hoje em dia como outros medalhões, é surpreendente concluir o peso que este jogo teve historicamente falando. Provavelmente foi um dos responsáveis pela proliferação de jogos pixelizados em contrapartida aos gráficos baseados em vetores, além de seus controles necessítarem precisão nos saltos e ao atacar inimigos com o martelo. Este jogo apresenta uma miríade de convenções comuns em jogos de plataforma 2D. Se Super Mario Bros, definiu o padrão dos jogos de plataforma por anos a fio, foi Donkey Kong que anos antes de SMB começou a apresentar as bases do que formaria aquele clássico.  

O flyer da época já demonstrava em sua publicidade o quanto o arcade Donkey Kong era inovador.
Os gráficos apresentam cores avançadas para o ano em que surgiu, e os sprites são grandes. O som é também avançado em comparação com os outros jogos da época, pois apresenta uma trilha sonora própria - limitada e simples, é verdade, mas é um diferencial de Donkey Kong. Os controles são simples, consistindo apenas em andar e pular. Quanto mais barris o jogador evitar saltando por cima, maior a pontuação. A cada fase vencida, o jogador é desafiado pela frase "o quão alto você consegue subir?", e os desafios vão ficando mais variados e complexos do que apenas evitar os barris jogados pelo macaco bravo.
A cada fase Donkey Kong incitava o jogador a seguir em frente
Donkey Kong é inesquecível primeiramente porque é um jogo divertido. Trouxe inovações que nenhum jogo na época tinha, e colocou a Nintendo no mapa dos jogos eletrônicos - embora esta já fosse uma empresa antiga em outros ramos. Foi posteriormente lançado para uma série de plataformas, sendo a mais notável o NES. Além de divertido é um ótimo desafio para os reflexos, e também exige planejamento na movimentação por parte do jogador. Um clássico que merece ser jogado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário